Energest auxilia projecto de biomassa florestal com desenvolvimento de desgasificador térmico

O desgasificador térmico de 43T/h já saiu das instalações da Energest – Engenharia e Sistemas de Energia para um projecto de biomassa florestal que está em desenvolvimento em Betanzos, na Corunha, Espanha. A empresa, sediada na Maia, foi responsável pela concepção e construção deste equipamento. O contrato incluiu ainda um reservatório de flash.

Na Energest “todos os projectos são únicos e, em particular, os desgasificadores são concebidos para garantirem performances superiores aos standards habituais no mercado”, garante a empresa em nota de imprensa, explicando que os desgasificadores Energest “operam em dois estágios complementares, um de pulverização mecânica e outro de pulverização hidrostática, em contra corrente com o vapor, o que permite obter uma elevada eficiência a todas as cargas”.

A Energest garante “uma elevadíssima eficiência, uma vez que para caudais próximos da carga nominal a água é finamente dividida num primeiro estágio de pulverização, possibilitando de imediato uma elevada área de superfície de contacto água/vapor, o que ocasiona uma rápida libertação dos gases dissolvidos nas pequenas gotículas, em consequência da temperatura e da reduzida pressão parcial desses gases”.

Já com caudais mais reduzidos, em que a pulverização resulta menos eficiente, “a água tem oportunidade de interagir com o vapor através da superfície criada por um segundo estágio de cascata, beneficiando de baixa velocidade do fluxo de vapor para realizar o processo de desgaseificação”.

A Energest – Engenharia e Sistemas de Energia centra as suas actividades na concepção, projecto, construção e montagem de equipamentos e instalações térmicas industriais, para as mais diversas áreas de negócios.

Com uma vasta experiência industrial, suportada por uma equipa de engenharia pluridisciplinar, com elevada capacidade de resolução e mais de 35 anos de experiência na área de energia e do equipamento térmico, a Energest é, hoje, uma empresa de referência nestas áreas tecnológicas.

A actuação da Energest abrange os domínios da energia, do ambiente e do processo, incluindo as valências de mecânica, electricidade, automação e supervisão de sistemas.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.