A empresa australiana Digital Ink Technologies acaba de lançar tintas ultravioleta invisíveis e visíveis comestíveis para, com as suas novas impressoras POLYtrust, etiquetar frutas e verduras. A tinta permite que as impressoras da empresa usem a tecnologia de injecção de tinta de polímeros térmicos que se adere directamente às frutas e aos legumes e não se apaga facilmente.
A nova tinta chegou ao mercado em Março e permite aos produtores e aos retalhistas imprimir certificados HACCP (Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos) com tinta comestível que pode ser visível ou invisível para o consumidor.
Diminuição de custos
“O custo de imprimir ‘consumir preferencialmente antes de”, ‘data de apanha’, ou mesmo o logótipo é indicado para os produtores em frutas individuais como as maçãs, laranjas, frutas de caroço ou mesmo os kiwis, sendo mais baixo”, garante fonte da empresa.
La empresa espera que esta tecnologia signifique produtos mais frescos para os consumidores, já que cada peça de fruta poderá ter a sua própria data de colheita para indicar a sua frescura aos consumidores.
Pode ver mais informações sobre o produto aqui.
Agricultura e Mar Actual