Início / Agenda / Elvas recebe Seminário “Rega eficiente do olival” a 16 de Março

Elvas recebe Seminário “Rega eficiente do olival” a 16 de Março

A Cersul – Agrupamento de Produtores de Cereais do Sul, em Santa Eulália, Elvas, recebe no próximo dia 16 de Março, a partir das 10 horas, o Seminário “Rega eficiente do olival”, no âmbito do projecto GescertOlive — Apoio à gestão de olivais e à certificação de material vegetativo de variedades de oliveira nacionais.

“O consumo de água na agricultura é uma preocupação da sociedade, em geral, e dos agricultores, em particular, devido à escassez deste recurso e ao cada vez maior custo da energia necessária para fazer a sua aplicação nas culturas”, refere a organização do evento.

No Seminário, serão abordados os aspectos técnicos da gestão da rega no olival e será realizada uma mesa-redonda sobre a medida de apoio “Uso eficiente da água” contemplada no  PEPAC – Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (2023-2027).

Foram convidadas para intervir no debate, as principais organizações da região ligadas ao regadio e ao olival. Neste momento, o evento conta já com cerca de 60 participantes inscritos.

A participação é gratuita mas de inscrição obrigatória, aqui.

GescertOlive

O projecto GescertOlive tem como objectivo a disseminação de resultados de projetos de I&D, promovendo a transferência para o sector produtivo do conhecimento adquirido sobre propagação da oliveira e técnicas de condução sustentável de olivais, e, de igual modo, disponibilizando técnicas expeditas, fiáveis e económicas, de rastreabilidade varietal e sanitária das plantas e do azeite, para que possam ser utilizadas pelos produtores, viveiristas e serviços oficiais de certificação.

O projecto é co-financiado pelo Alentejo 2020, com um apoio de 236,1 mil euros, sendo o beneficiário principal a Universidade de Évora (176,8 mil euros) e cabendo ao Instituto Politécnico de Portalegre um valor de 59,2 mil euros.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Syngenta amplia centros de inovação de sementes hortícolas em Almeria e Múrcia

Partilhar              A Syngenta inaugurou hoje, 17 de Fevereiro, as instalações renovadas dos seus centros de I+D …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.