A Comissão Europeia decidiu hoje, 28 de Maio, nomear Elisabeth Werner como Diretora-Geral da Direcção-Geral da Agricultura e do Desenvolvimento Rural (DG AGRI). Este departamento apoia e promove uma transição verde e digital, baseada em conhecimento e evidências, rumo a uma agricultura, zonas rurais e sistemas alimentares da União Europeia (UE) sustentáveis, competitivos e resilientes, incluindo a segurança alimentar. É responsável pelo desenvolvimento, implementação, monitorização e avaliação da Política Agrícola Comum (PAC).
A data de entrada em vigor desta decisão será 1 de Junho, revela um comunicado de imprensa da Comissão Europeia.
Com mais de 25 anos de experiência na Comissão Europeia, Werner “tem uma sólida combinação de conhecimento institucional, experiência orçamental e habilidades de coordenação numa ampla gama de áreas políticas. A sua experiência inclui amplo trabalho em diversos dossiers estratégicos, incluindo nas áreas de transporte terrestre, competitividade, indústria limpa e sustentabilidade. Geriu equipas com sucesso e coordenou dossiers complexos, muitas vezes exigindo estreita colaboração com outras instituições e partes interessadas”, acrescenta o mesmo comunicado.
E adianta que a “sua experiência na formulação de políticas que se cruzam com sustentabilidade, competitividade, resiliência e implementação orçamental torna-a particularmente adequada para trabalhar nos desafios multifacetados do sector agrícola”. A capacidade de Werner “de trabalhar em diferentes sectores e alinhar políticas, financiamento e ferramentas de implementação será fundamental para promover uma abordagem integrada à agricultura que apoie os agricultores, fortaleça as comunidades rurais e concretize as ambições da UE”.
Elisabeth Werner, de nacionalidade austríaca, é actualmente Secretária-Geral Adjunta no Secretariado-Geral da Comissão Europeia. Anteriormente, foi Directora dos Transportes Terrestres na Direcção-Geral da Mobilidade e dos Transportes (DG MOVE), onde era responsável pelas relações inter-institucionais, comunicação e coordenação.
Em fases iniciais da sua carreira, foi especialista sénior e, posteriormente, Chefe de Gabinete da Vice-Presidente Georgieva (2014-2016), com especial foco em RH, questões orçamentais e combate à fraude. Assumiu também vários cargos de Chefe de Unidade na DG MOVE e na Direcção-Geral do Orçamento (DG BUDG). Ingressou na Comissão Europeia em 1996.
Agricultura e Mar
AGRICULTURA E MAR Revista do mundo rural e da economia do mar
