Início / Agricultura / Eliminados 169 ninhos de Vespa Velutina em Mangualde no ano de 2022

Eliminados 169 ninhos de Vespa Velutina em Mangualde no ano de 2022

O Serviço Municipal de Protecção Civil da Câmara Municipal de Mangualde deu por findada mais uma campanha de combate à Vespa Velutina, referente ao ciclo biológico de 2022. No concelho foram eliminados 169 ninhos de Vespa Velutina, habitualmente conhecida como Vespa Asiática, dos quais 67,5% foram detectados em árvores e 13,6% em telhados/beirado.

O investimento realizado pela autarquia na aquisição de novos materiais de extermínio, nomeadamente a rede de armadilhas, no âmbito do Projecto “Detecção e Combate à Espécie Exótica Invasora Vespa Velutina”, promovido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, capacitou o território de Mangualde com 26 pontos de ancoragem e mais de 100 armadilhas, monitorizadas quinzenalmente, refere uma nota de imprensa da Câmara Municipal.

“A captura das Vespas Velutinas fundadoras na rede de armadilhas revelou-se fundamental, uma vez que permitiu interromper o seu ciclo de vida logo no início”, realça a mesma nota.

Por outro lado,  salienta que “um dos factores predominantes tem sido a aproximação da espécie às áreas habitacionais, nomeadamente no interface periurbano, o que aumenta a exposição ao risco dos cidadãos. Desta forma, a participação de todos os cidadãos na identificação e sinalização de ninhos é crucial”.

A identificação de ninhos de Vespa Asiática deve ser comunicada pelos munícipes aos serviços municipais ou junto da plataforma online STOP Vespa (aqui), para posterior validação por estes serviços.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Já são conhecidos os vencedores do Prémio Nacional de Enoturismo 2024

Partilhar              A gala da terceira edição do Prémio Nacional de Enoturismo Apeno/Ageas Seguros 2024, considerado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.