Início / Agenda / EIT Food Grow Workshops arrancam na Arruda dos Vinhos a desmistificar eco-regimes no PEPAC

EIT Food Grow Workshops arrancam na Arruda dos Vinhos a desmistificar eco-regimes no PEPAC

A edição de 2023 das EIT Food Grow Workshops inicia-se já no próximo dia 26 de Maio, em Arruda dos Vinhos, com o mote “Repensar a Agricultura – Desmistificar os eco-regimes no PEPAC”. Durante esta primeira sessão será lançado um breve debate de esclarecimento sobre o PEPAC — Plano Estratégico da Política Agrícola Comum, focando as medidas do 1º pilar dos eco-regimes e no impacto que estas medidas têm no sector agrícola português.

O debate terá a participação do GPP — Gabinete de Planeamento Políticas e Administração Geral, do Ministério da Agricultura, Prof. Miguel Viegas e da AJAP — Associação de Jovens Agricultores de Portugal e moderado pela equipa do Food4Sustainability, CoLab.

As Grow Workshops são um conjunto de formações criadas pela maior comunidade europeia de inovação alimentar — EIT Food — com o objectivo de repensar as práticas e as técnicas utilizadas na agricultura, explorar o papel do solo e averiguar novos modelos de negócio baseados em novas tecnologias, refere o Food4Sustainability em nota de agenda.

E adianta que as sessões “proporcionam aos seus participantes conhecimentos, recursos e ferramentas que os ajudarão a optimizar os seus negócios agrícolas. Aprenderão também a reverter os efeitos negativos de práticas agrícolas pouco sustentáveis, a tirar proveito de novas técnicas e tecnologias para rentabilizar os seus negócios bem como estabelecer uma rede de contactos dentro do ecossistema europeu de sustentabilidade”.

“Após o sucesso das edições anteriores, que contaram com mais de 1.000 participantes, pelo segundo ano consecutivo, a organização desta iniciativa está a cargo do laboratório colaborativo de Idanha-a-Nova, Food4Sustainability CoLAB, da BGI e dos parceiros Lund University, Queen’s University, MaspexM, Bavarian State Ministry of Food, Agriculture and Forestry (StMELF) and Polish Academy of Science.

Todas as informações relativas aos workshops e formulários de inscrição encontram-se disponíveis aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Vamos deixar de consumir tubarão?

Partilhar              Artigo de opinião de Ana Henriques, Técnica de Oceanos e Pescas da ANP|WWF Enquanto lê …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.