Início / Agricultura / Efacec conclui Centro de Tratamento Biológico nos Açores. Vai produzir 4.574 ton/ano de correctivo orgânico
© MUSAMI

Efacec conclui Centro de Tratamento Biológico nos Açores. Vai produzir 4.574 ton/ano de correctivo orgânico

O Centro de Tratamento Biológico (CTB) da MUSAMI – Operações Municipais do Ambiente EIM foi inaugurado e já está em funcionamento naIilha de São Miguel, mudando o paradigma da gestão de resíduos nos Açores.

O novo espaço da MUSAMI foi desenvolvido pela Efacec, que liderou o consórcio (53%), com a empresa de construção civil Marques S.A., (47%), na sequência do Centro de Tratamento Mecânico de Resíduos Sólidos Urbanos, apresenta as condições para o cumprimento das exigentes metas europeias em matéria de valorização de resíduos, nomeadamente através do tratamento de Resíduos Biodegradáveis provenientes de recolha selectiva, para produção de biogás através de digestão anaeróbia e produção de composto através de sistema de compostagem.

António Mendes, responsável da Efacec pela gestão do projecto, realçou que esta nova instalação foi dimensionada para processar 12 mil toneladas de resíduos orgânicos de recolha selectiva (recolha porta a porta e de grandes produtores tais como restaurante, hotéis, supermercados, entre outros) e que vai produzir: 4.574 ton/ano de composto a ser utilizado como correctivo orgânico; 960.000Nm3/ano de biogás, que será utilizado para produção de energia eléctrica.

Ao longo da sua actividade, a Efacec tem desenvolvido “soluções inovadoras e sustentáveis, posicionando-se como uma criadora de tendências globais na cultura da economia circular, sempre abordando os resíduos como um recurso valioso. Constitui um importante “player” no sector, oferecendo soluções “chave na mão” personalizadas para responder às necessidades dos clientes”, refere uma nota de imprensa da empresa.

Know how e competências na área

E adianta que a Efacec “apresenta forte know how e competências nesta área, dado que ao longo de mais de uma década tem desenvolvido projectos de referência em Portugal e em Malta, nomeadamente quatro em Portugal: CTA – Central de Triagem Automática – Suldouro, CTM – Reforço capacidade de Central de Tratamento Mecânico (CTM) – Valorsul, assim como CTA – Central de Triagem Automatizada – e CTM – Central de Tratamento Mecânico e Biológico, ambos para a Resulima, e a Central de Tratamento Mecânico e Biológico, em Malta.

Com uma presença abrangente na cadeia de valor de Energia, Mobilidade e Ambiente, a Efacec actua como fornecedor de soluções e de sistemas integrados EPC (Engineering, Procurement and Construction) e parceiro de serviços O&M (Operations & Maintenance). A Efacec está presente em mercados estratégicos como a Europa, os Estados Unidos da América, a América Latina, Ásia, Médio Oriente, Magrebe e África Subsariana.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Oceanário de Lisboa tem bilhetes com 50% de desconto em semana de aniversário

Partilhar              O Oceanário de Lisboa, para assinalar o seu 26.º aniversário, traz a sua mascote Vasco, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.