EDIA publica 10ª edição do Anuário Agrícola de Alqueva. Área de regadio de 130 mil ha

A EDIA — Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva acaba de publicar 10ª edição do Anuário Agrícola de Alqueva, referente a 2024.

Com uma área de regadio que actualmente atinge os 130 mil hectares, o EFMA — Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva constitui-se como um dos maiores projectos de regadio da Europa. Este empreendimento tem-se “revelado um instrumento estruturante e mobilizador, promovendo um conjunto diversificado de actividades agrícolas e industriais, com base num processo de desenvolvimento integrado e sustentável”, refere o Anuário. De realçar que o EFMA tem em curso uma fase de expansão que prevê a instalação de mais 25 mil hectares.

“Para além de potenciar a agricultura intensiva e a diversificação de culturas, o projecto tem incentivado a instalação de novas agroindústrias, fomentando a criação de emprego e o desenvolvimento rural”, acrescenta.

Com uma abordagem abrangente, o anuário sistematiza dados sobre as diferentes culturas e variedades com elevado potencial agrícola em Alqueva, analisando a sua rentabilidade económica e as tendências variáveis dos mercados nacionais e internacionais.

O documento visa apoiar agricultores, técnicos e investidores interessados no desenvolvimento de práticas agrícolas sustentáveis, contribuindo para a tomada de decisões informadas e estratégicas.

“A expansão de Alqueva não só fortalece a capacidade produtiva da região, como também exige uma gestão cada vez mais eficiente e sustentável da água, essencial para a resiliência agrícola e a adaptação às condições climáticas”, realça a EDIA.

A elaboração deste documento resulta da recolha de informação sobre as diferentes culturas, junto de especialistas, de produtores da região, artigos e outra bibliografia publicada e disponibilizada pelas várias entidades do sector. Foram também consultados dados e a informação disponível do Instituto Nacional Estatística (INE), do Gabinete de Planeamento e Políticas (GPP) e de outras instituições ligadas ao Ministério da Agricultura e Pescas (MAP).

O Anuário Agrícola de Alqueva está disponível no site da EDIA aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

CEBAL celebra Cultura Científica durante o mês de Novembro

Partilhar              O CEBAL — Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-alimentar do Alentejo, durante o mês de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.