Início / Agricultura / EDIA: nogueira é mais exigente que amendoeira mas “tem potencial para ter sucesso na nossa região”

EDIA: nogueira é mais exigente que amendoeira mas “tem potencial para ter sucesso na nossa região”

“Embora a nogueira seja um pouco mais exigente na sua condução, comparativamente com a amendoeira, esta cultura tem potencial para ter sucesso na nossa região”, garantem os técnicos da EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, no seu Anuário Agrícola de 2022.

Salienta aquele documento que “já existem pomares de nogueiras em Alqueva e também intenção de plantação de novas áreas e ampliação das existentes, prova que a sua adaptação à região é possível e sustentável agronomicamente e economicamente”.

Por outro lado, realça o Anuário da EDIA que “nos últimos anos a procura por frutos secos, nos mercados nacional e internacional, tem aumentado. Investir no nogal, pode ser uma boa alternativa às culturas tradicionais de regadio, e por isso uma oportunidade de investimento para os agricultores e investidores que estão na região ou que se pretendam instalar”.

E relembra que foi inaugurado em 2021, uma unidade industrial na região de São Manços, pertencente ao grupo Ortigão Costa, que labora nozes e amêndoas.

Em 2022 foram inscritos 1.095 ha de Nogueiras nos perímetros de rega de Alqueva. “Sendo uma fruteira, a sua exploração é em pomar, podendo assumir diferentes compassos. O sistema de rega mais utilizado é o gota-a-gota”, numa área mínima de 20 ha”, adianta o Anuário Agrícola de 2022 que pode ler aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Agro.Ges: prevê-se uma transferência de áreas ocupadas por cereais para culturas leguminosas

Partilhar              “Não se esperam alterações na área ocupada pelos solos agrícolas e florestais da União Europeia, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.