Início / Agricultura / EDIA disponibiliza água de Alqueva para rega e gado contra a seca

EDIA disponibiliza água de Alqueva para rega e gado contra a seca

A EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva vai facilitar o acesso à água, nas infra-estruturas da barragem, para abeberamento de gado e rega de emergência de culturas, devido à seca que afecta o Alentejo.

A empresa refere em comunicado que se trata de uma das medidas implementadas para “auxílio aos agricultores no combate à seca climatérica”, que “também afecta a área de influência do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA)”. Por isso, a EDIA “decidiu facilitar o acesso à água” disponível nas infra-estruturas e reservatórios do EMFA e “para fins de abeberamento de gado e, sempre que tecnicamente possível, para rega de emergência de culturas”.

Assim, os agricultores que desejem obter acesso à água para abeberamento de gado ou rega de emergência de culturas devem dirigir-se à sede da EDIA, em Beja, ou às delegações dos vários perímetros de rega do EFMA para se inscreverem.

facilitação de pontos de acesso à água

A EDIA refere que facilitou os procedimentos administrativos para “assegurar a flexibilização e a facilitação de pontos de acesso à água para rega, a título precário, através de reservatórios, albufeiras do sistema primário e hidrantes periféricos da rede primária e secundária de rega” do EFMA.

Com base na informação prestada pelos agricultores, a EDIA vai analisar qual o ponto da rede e as condições em que os volumes requeridos poderão ser disponibilizados e a informação será prestada aos interessados “num prazo médio de três dias”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Estação Biológica de Mértola tem vaga para Bolsa de Investigação para Doutoramento

Partilhar              A Câmara Municipal de Mértola informa que a EBM — Associação Estação Biológica de Mértola …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.