Início / Mar / Ambiente / Economia circular. Comissão lança consulta pública sobre Regulamento Reciclagem de Navios

Economia circular. Comissão lança consulta pública sobre Regulamento Reciclagem de Navios

A Comissão Europeia lançou ontem, 15 de Março, uma consulta pública para recolher os pontos de vista de um vasto leque de intervenientes — armadores, operadores de instalações de reciclagem, indústria, autoridades nacionais, ONG e cidadãos — sobre o regulamento da União Europeia (UE) relativo à reciclagem de navios.

As reacções recebidas contribuirão para a avaliação em curso do quadro regulamentar para a reciclagem de navios que arvoram pavilhão da UE, em vigor desde 2013, explica uma nota de imprensa da Representação da Comissão Europeia em Portugal.

A avaliação visa avaliar a aplicação do regulamento e o seu impacto até à data; avaliar em que medida contribui para os objectivos políticos gerais do Pacto Ecológico Europeu e do Plano de Acção para a Economia Circular; identificar lacunas na sua aplicação e execução.

Em função das conclusões da avaliação, a Comissão poderá lançar um processo de revisão do regulamento. Os intervenientes interessados são assim convidados a partilhar os seus pontos de vista através de uma consulta pública que está aberta até 7 de Junho de 2023, aqui.

O Regulamento Reciclagem de Navios visa reduzir significativamente os efeitos negativos da reciclagem de navios que arvoram o pavilhão da UE.

A avaliação permitirá:

  • determinar em que medida o regulamento contribui para os objectivos políticos gerais do Pacto Ecológico Europeu e do plano de acção para a economia circular
  • determinar em que medida foi aplicado e o seu impacto até à data
  • identificar lacunas na sua aplicação e execução
  • apresentar conclusões bem fundamentadas.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Projecto RumiRes lança questionário a produtores de pequenos ruminantes sobre biossegurança e utilização de antibióticos

Partilhar              A Escola Superior Agrária de Viseu (Instituto Politécnico de Viseu) tem em curso um inquérito …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.