Início / Agricultura / eAmbroasia: Comissão Europeia cria base de dados única para todas as indicações geográficas

eAmbroasia: Comissão Europeia cria base de dados única para todas as indicações geográficas

A agricultura tem agora uma base de dados única para todas as indicações geográficas. Criada pela Comissão Europeia, a “eAmbroasia” centraliza todos os produtos protegidos por indicações geográficas (DOP, IGP) e pelo rótulo de Especialidades Tradicionais Garantidas (STG).

Os produtos em causa — alimentos, vinhos e bebidas espirituosas — foram reunidos anteriormente em três bases de dados diferentes: e-Spirit-Drinks , DOOR e e-Bacchus.

A centralização dos dados num único ponto de acesso simplificará as pesquisas, bem como a transparência nos produtos registados e solicitações em curso.

Base criada em 3 fases

A eAmbrosia foi criada em três fases. Em Abril de 2019, todas as denominações de vinhos foram transferidas, depois as denominações de bebidas espirituosas seguiram-se em Julho de 2019 e, finalmente, os produtos alimentares passaram para esta nova base de dados única.

As indicações geográficas protegem legalmente mais de 3.300 nomes de produtos que devem as suas características ou reputação à sua região de produção, graças ao seu ambiente natural e aos conhecimentos e tradições dos produtores locais.

As indicações geográficas promovem as características únicas desses produtos especiais e o know-how tradicional dos seus produtores.

Cada indicação geográfica tem especificações precisas sobre como o produto é fabricado e, ao mesmo tempo, garante a qualidade dos produtos.

Entre esses produtos protegidos, nomes como Vinho do Porto, Madeirense, Dão, Tejo, Champagne, Feta, Presunto de Parma, Ouzo e Rioja estão agora disponíveis na eAmbrosia, aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 more

Verifique também

Produtores de leite da Póvoa de Varzim em risco de falência pedem para serem pagos ao preço mínimo de 38 cêntimos/litro

Partilhar             more  Caso não exista um aumento do preço do leite a breve prazo, toda a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.