Início / Lazer / É HOJE às 17h o Showcooking ‪Docapesca‬ no Festival do Bacalhau
Navio-Museu Santo André, anfitrião do Festival do Bacalhau.

É HOJE às 17h o Showcooking ‪Docapesca‬ no Festival do Bacalhau

A Docapesca leva hoje ao palco do maior e mais emblemático Festival do Bacalhau do país, o choco e a faneca. No Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré (Ílhavo) a Chef Patrícia Borges vai pôr esta tarde à prova duas das suas mais saborosas receitas: sequinho de faneca e favada de chocos com creme de farinheira. A entrada é gratuita.

O Festival abriu no passado dia 12 de Agosto e durante cinco dias, até amanhã, o Festival do Bacalhau leva ao Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, as mais saborosas receitas de bacalhau, confeccionadas por diversas associações locais.

Além da degustação do fiel amigo e seus derivados, nas suas mais variadas formas, o Festival do Bacalhau terá, nesta sua 8.ª edição, inúmeras actividades para todas as idades e gostos, começando de manhã e acabando à noite, com os já habituais concertos de artistas nacionais.

Exposições, visitas ao Navio Museu Santo André, showcookings, workshops, concursos para as melhores receitas, mostras de artesanato, pequenos concertos durante a tarde, encontro de “pasteleiras” (as bicicletas), actividades e brincadeiras para crianças, aulas de fitness, canoagem, mini-maratona e caminhada, são algumas das muitas iniciativas que convidam a passar um dia de verão com a família e amigos, no aprazível Jardim Oudinot, com a Ria de Aveiro como pano de fundo.

Navio-Museu Santo André, o anfitrião

Na qualidade de anfitrião do Festival do Bacalhau, o Navio-Museu Santo André ocupar lugar de destaque, propondo diversas ações ligadas à sua génese: a pesca do arrasto do bacalhau.

Durante os cinco dias do Festival do Bacalhau o preço é especial: por apenas 1,00 euro (a partir dos 6 anos), pode conhecer a vida e a história do Navio-Museu Santo André, aquele que durante 50 anos foi um arrastão bacalhoeiro e que há quase 13 anos honra a memória dos seus tripulantes.

Programa

14 e 16 Agosto, 11h00/18h00 – 15 Agosto, 11h00/15h00

Visitas encenadas a bordo do Navio-Museu Santo André

Durante os dias do Festival, o Navio-Museu Santo André recebe a visita de um antigo tripulante muito especial, que vai surpreender o público mais curioso. Quem aceitar o desafio e embarcar nesta viagem, irá ouvir as mais magníficas histórias sobre as pescarias do bacalhau nos mares da Terra Nova e da Gronelândia e conhecer os seus principais protagonistas. Uma visita única que percorre, da proa à ré, um dos mais emblemáticos navios bacalhoeiros da frota portuguesa.

Entrada: 1,00 euro (a partir dos 6 anos) – 14 a 17 Agosto, 15h00

Visita guiada à exposição “O Bacalhau na Cultura Portuguesa”

Os portugueses mantêm uma forte relação cultural com o bacalhau do Atlântico há mais de 500 anos. Tradicionalmente, os portugueses não consomem bacalhau fresco. Podemos mesmo dizer que o bacalhau só é português se for irrepreensivelmente salgado e seco. Emblemático na cultura portuguesa, o bacalhau tem uma presença histórica nos hábitos alimentares e está presente em inúmeras tradições populares, bem como no património artístico, literário, musical e linguístico.

Local: Recinto (acesso gratuito) – 15 Agosto, 17h00

Volta ao recinto em bicicleta “pasteleira”

As fainas do bacalhau atraíam muitos homens e mulheres ao cais de bacalhoeiros da Gafanha da Nazaré. Ao longo do ano, a paisagem deste lugar ia-se transformando ao ritmo de cada tarefa. Ao final do dia, quando a sirene tocava e dava por terminada mais uma jornada de trabalho, as ruas eram invadidas por gente nas suas bicicletas.

Numa volta completa ao recinto do Festival, evoca-se e recriam-se as memórias locais sobre esta bicicleta histórica, bem como as vivências culturais e sociais da comunidade ligadas às fainas do bacalhau.

Entrega de Prémios do XI Concurso de Fotografia “Olhos sobre o Mar”

Os 50 melhores trabalhos apresentados a concurso estão em exposição no percurso expositivo do Navio-Museu Santo André, onde se incluem as fotografias premiadas, nas categorias de preto e branco, cor, e secção especial deste ano “Ílhavo – 500 anos do foral novo”.

Entrada: 1,00 euro (a partir dos 6 anos)

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Startup Hefring Marine levanta 2,2 M€ em ronda liderada pela Faber e entra em Portugal

Partilhar              A Hefring Marine, uma startup islandesa de deep-tech especializada em soluções marítimas inteligentes, anuncia hoje, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.