Início / Agricultura / É criador de gado em área de lobo? Abertas as candidaturas à Medida de Apoio a Cão de Protecção de Gado

É criador de gado em área de lobo? Abertas as candidaturas à Medida de Apoio a Cão de Protecção de Gado

É criador de gado em área de lobo? Pois o ICNF — Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas informa que já estão abertas as candidaturas à Medida de Apoio a Cão de Protecção de Gado, integrada no Plano Estratégico da Política Agrícola Comum – PEPAC 2023-2027, que inclui uma intervenção agroambiental com vista à protecção e recuperação de espécies da fauna com estatuto de ameaça associadas a sistemas agrícolas – “Protecção de espécies com estatuto – Superfície agrícola”.

Cão de Castro Laboreiro, Cão de Gado Transmontano, Cão da Serra da Estrela, Rafeiro do Alentejo e raças estrangeiras reconhecidas pelo Clube Português de Canicultura, como adequadas a esta função, bem como animais que, embora não tenham raça definida, apresentam porte e comportamento adequados à função de protecção de gado contra ataques de lobo, podem ser objecto de apoio desta medida, adianta o ICNF.

E acrescenta que “estes cães são utilizados, há centenas de anos na protecção de gado, pertencem a raças do tipo mastim de montanha e apresentam características que foram sendo seleccionadas de modo a assegurarem a função de protecção contra ataques de predadores como o lobo”.

Conservação do Lobo-ibérico

A medida visa contribuir para a conservação do Lobo-ibérico (Canis lupus signatus), minimizando o conflito decorrente dos prejuízos causados por esta espécie sobre os efectivos pecuários, apoiando os produtores pecuários na protecção dos seus animais contra ataques de lobo, através do apoio à manutenção de cães de protecção de gado.

Mais informações aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Webinar “Impacto sócio-económico do olival no mediterrâneo” apresenta projecto europeu Artolio

Partilhar              A APPITAD — Associação de Produtores em Protecção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro promove …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.