Início / Agricultura / Duas novas colheitas de Coelheiros chegam ao mercado. São de 2022 e têm certificação biológica

Duas novas colheitas de Coelheiros chegam ao mercado. São de 2022 e têm certificação biológica

A Tapada de Coelheiros, em Arraiolos, acaba de apresentar as suas duas novas colheitas ao mercado: o Coelheiros Branco e o Coelheiros Rosé. Os novos vinhos, são ambos da colheita de 2022 e possuem uma característica ainda mais especial, são os primeiros de seu portfolio a possuírem a certificação de agricultura biológica, destacando a “dedicação da Tapada de Coelheiros à produção de vinhos sustentáveis e de grande qualidade”.

A colheita de 2022 foi caracterizada pelo clima seco e quente, totalizando apenas 429mm de precipitação. As temperaturas elevadas afectaram a videira e as chuvas precoces em Setembro interferiram um pouco na maturação e gestão da vindima. No entanto, o resultado final foi vinhos rosés com uma boa definição aromática, frescos e equilibrados, e brancos com uma exuberância aromática e de paladar, refere uma nota de imprensa do produtor.

O Coelheiros Branco 2022, produzido a partir das castas Arinto e Antão Vaz, passou por um estágio de 4 meses em depósitos de inox e foudres, mantendo contacto com borras finas, resultando em uma complexidade e elegância únicas. Já o Coelheiros Rosé 2022, é um exclusivo da casta Syrah, passou por cerca de 3 meses em depósitos de inox e barricas de carvalho francês, realçando as notas de frutos vermelhos e preservando a acidez.

A Tapada de Coelheiros já possui a certificação de Produção Sustentável pelo PSVA (Programa de Sustentabilidade de Vinhos do Alentejo) e tem “uma visão integrada da produção sustentável de seus vinhos, com práticas agrícolas biológicas e regenerativas”. Recentemente, obteve a certificação de agricultura biológica para seus 50 hectares de vinha.

“Apesar de já termos iniciado a implementação da agricultura biológica há cerca de 7 anos, a cada ano que passa é mais evidente o impacto desta abordagem na qualidade das uvas e estamos ansiosos para apresentar nossos primeiros vinhos com certificação de agricultura biológica. É um marco importante para esta equipa e decisivo para o futuro da Tapada de Coelheiros”, refere Luís Patrão, enólogo do projecto.

Os primeiros vinhos a seguir esta linha são o Coelheiros Branco 2022 e o Coelheiros Rosé 2022 e já estão disponíveis no mercado, na loja online e em pontos de venda habituais.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Boletins com Recomendações de Rega do Milho. Semana de 13 a 29 de Maio de 2024

Partilhar              A Anpromis — Associação dos Produtores de Milho e Sorgo de Portugal informa que estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.