Início / Agricultura / DS Smith apresenta soluções de packaging biodegradável para produtos pesados na indústria e agricultura

DS Smith apresenta soluções de packaging biodegradável para produtos pesados na indústria e agricultura

A DS Smith, fornecedor líder global de soluções de packaging sustentável à base de fibras, apresentou no dia 19 de Junho, na fábrica de Leiria, as suas soluções de packaging sustentável de alto desempenho – Heavy Duty – para o transporte de produtos pesados e de grandes dimensões: Boxes FEFCO, Octabins e Boxes Palete, entre outras.

As soluções Heavy Duty da DS Smith “garantem elevada resistência no transporte de mercadorias pesadas, de grandes dimensões e a granel. Produzidas em cartão duplo ou triplo canelado, 100% reciclável, são mais leves do que as suas homólogas de madeira que se encontram no mercado e estão aptas para o transporte terrestre, aéreo e marítimo”, refere uma nota de imprensa da empresa.

Mas, adianta, as vantagens não ficam por aqui: “estas soluções são optimizadas para conter o maior número de produtos em perfeitas condições e podem incluir acondicionamentos interiores à medida, evitando espaços vazios, o que garante a protecção total dos produtos, assim como minimiza os custos logísticos e ambientais. Além disso, estas soluções podem ser disponibilizadas em plano, para optimizar o espaço em armazém, pré-montadas ou prontas a usar e facilitam a logística inversa”.

A DS Smith utiliza, assim, “a sua longa experiência em processos industriais para oferecer soluções que protegem os produtos ao nível do armazenamento e transporte, fornecendo packaging de alto desempenho para diversos sectores e produtos, entre os quais: automóvel, equipamentos electrónicos, plantas, frutas e legumes, alimentos congelados, equipamentos e peças mecânicas, sistemas industriais, energia solar, construção, metalomecânica, têxtil, baterias e bombas térmicas, logística e transportes”.

Durante o evento foram apresentados três casos de êxito de empresas de referência dos sectores automóvel, indústria e fruticultura, dois dos quais em colaboração com os próprios clientes que deram a conhecer a sua experiência com os produtos Heavy Duty, sublinhando o contributo da DS Smith para a melhoria da eficiência das suas cadeias de fornecimento.

Cartão triplo canelado

Houve igualmente oportunidade de assistir ao processo produtivo associado a este tipo de packaging, assim como de ver em funcionamento os equipamentos mais recentes da fábrica, em particular a máquina de Heavy Duty e a nova caneladora state of the art que inclui a produção de cartão triplo canelado.

Estes equipamentos fazem parte de um pacote de investimento de 50 milhões de euros que a DS Smith aplicou na modernização tecnológica das suas fábricas em Portugal nos últimos três anos. Os investimentos mais importantes incluem a aquisição de duas máquinas caneladoras topo de gama, para as suas fábricas de Leiria e do Porto, e a optimização do desempenho da caneladora da fábrica de packaging de Lisboa, aumentando assim a capacidade de produção de todo o tipo de cartão para packaging, adianta a mesma nota.

E recorda que o cartão, além de ser biodegradável, é o material mais reciclado na União Europeia, com uma taxa de reciclagem superior a 80%, e a fibra de papel pode ser reciclada até 25 vezes.

“Assim, as soluções de packaging sustentável de alto desempenho da DS Smith em cartão canelado oferecem benefícios ambientais significativos, contribuindo para os objectivos da Estratégia de Sustentabilidade Now & Next da empresa, especialmente no que se refere à circularidade do packaging”, acrescenta a mesma nota.

A empresa mede o desempenho ambiental das suas soluções de packaging com base nas Métricas de Design Circular, uma “ferramenta revolucionária no sector que proporciona uma visão única de como as escolhas de packaging das empresas podem reduzir o seu impacto no meio ambiente”. Impulsionada pelo propósito de Redefinir o Packaging para um Mundo em Constante Mudança, a DS Smith definiu como um dos seus objectivos que até 2030 todo o seu packaging seja reciclado ou reutilizado.

A divisão de packaging da DS Smith em Portugal conta com seis fábricas, situadas em Guilhabreu, Esmoriz, Águeda, Carregal do Sal, Leiria e Lisboa, e um centro logístico, na Madeira. A empresa possui ainda duas unidades de reciclagem no Porto e na Figueira da Foz e uma fábrica de papel kraft em Viana do Castelo.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Tem porcos? Declaração obrigatória de existências tem de ser feita até 31 de Agosto de 2024

Partilhar              A DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária informa que no mês de Agosto de 2024, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.