Início / Agricultura / DRAP Centro lança Caderno Temático “A Produção de Cereja na Cova da Beira”

DRAP Centro lança Caderno Temático “A Produção de Cereja na Cova da Beira”

O 1º número da série de Cadernos Temáticos DRAP Centro — Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro já está editado. Da autoria de Fernando Delgado, o número de estreia desta publicação é dedicado à produção de cereja na Cova da Beira, sub-região constituída pelos concelhos da Covilhã, Fundão e Belmonte.

A publicação digital dos Cadernos Temáticos DRAP Centro pretende “constituir-se como um instrumento de auxílio aos destinatários das políticas publicas na área da agricultura e pesca, sejam eles pequenos agricultores, jovens agricultores, empresários, investidores, estudantes e comunicação em geral, facultando informação precisa, fiável e que acrescente valor” refere aquela Direcção.

E acrescenta que esta iniciativa surge porque a “acredita genuinamente que a proximidade e a disponibilização de informação e conhecimento são dimensões essenciais ao estabelecimento de relações duradouras e de confiança. Reforçar essa ligação e valorizar a dimensão técnica que a Direcção Regional dispõe”.

Estímulo ao debate

Com os cadernos temáticos agora iniciados a DRAP Centro pretende contribuir para o aprofundamento e estímulo ao debate sobre a evolução de um determinado sector, desenvolvido em torno de duas linhas de conteúdos. Uma focada na Região Centro, sobre o qual disponibiliza um conjunto de informação estatística centrada na região, avaliação de impacto dos apoios públicos ao investimento e uma nota sobre a sua organização e circuitos comerciais. Outra focada na globalização dos mercados e oportunidades que lhe estão subjacentes.

Segundo o documento agora publicado, a Cova da Beira “é a mais importante zona de produção de cereja do País, quer pelo volume de produção, quer pela área, mas também pela evolução dos indicadores tecnológicos associados à cultura, reveladores de um elevado grau de especialização das “novas” explorações, quase sempre associadas a outras culturas frutícolas, nomeadamente prunóideas, que coexistem num universo muito significativo de explorações de menor dimensão, de tipo familiar, que constituem o legado histórico da produção de cereja na encosta norte da Serra da Gardunha”.

O caderno “A Produção da Cereja na Cova da Beira está disponível para consulta e download aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

CAP esclarece Programa Emparcelar para Ordenar em sessão gratuita

Partilhar              A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, tendo em vista a apresentação e o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.