Início / Agricultura / DRAP Algarve e Vita Nativa juntos na instalação e manutenção de caixas–ninho

DRAP Algarve e Vita Nativa juntos na instalação e manutenção de caixas–ninho

A Direcção Regional de Agricultura e Pesca do Algarve vai assinar, no próximo dia 21 de Maio, um protocolo de colaboração com a Associação Vita Nativa – Conservação do Ambiente, responsável pelo projecto “Alojamento Local para Aves”, que visa a instalação e manutenção de caixas–ninho. A instalação das caixas ninho nos locais estabelecidos, terá início, nesse mesmo dia.

O protocolo prevê a instalação de 35 caixas ninho, 18 na sede da DRAP Algarve, no Patacão, e 17 no Centro de Experimentação Agrária de Tavira, sendo em maioria caixas ninho para aves insectívoras, como os chapins e as poupas e para aves de rapina de pequena e média dimensão, como o mocho-galego, o peneireiro vulgar e a coruja das torres.

A DRAP Algarve associa-se a esta iniciativa que “considera de extrema importância para a manutenção do equilíbrio nos ecossistemas, pelo fato de as espécies beneficiadas pelo projecto alimentarem-se de insectos, pequenos roedores, entre outros, o que vem contribuir para o importante papel das aves no controlo biológico de pragas”.

2 mil caixas-ninho distribuídas por todo o Algarve

No âmbito do projecto ‘Alojamento Local para Aves’, a Associação Vita Nativa, prevê a instalação de 2 mil caixas-ninho distribuídas por todo o Algarve, contando para isso com a colaboração de várias entidades, entre elas da DRAP Algarve.

Fundada em 2018, a Vita Nativa é uma organização sem fins lucrativos para a conservação do ambiente que pretende promover o estudo e a conservação da natureza, divulgar e valorizar o património natural e contribuir para a participação activa na defesa do ecossistema, objectivos nos quais a DRAP Algarve “se revê e defende”.

Esta, é uma iniciativa vencedora do Orçamento Participativo Portugal 2018 que visa promover a diversidade de avifauna na região Algarvia e onde participa também o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), representado pela Direcção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Algarve.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Preços na produção industrial aumentam 19,9% em Dezembro de 2021

Partilhar               O Índice de Preços na Produção Industrial (IPPI) registou uma variação homóloga de 19,9% …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.