Início / Featured / Dragagem do canal de acesso aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo arranca com Pedro Nuno Santos

Dragagem do canal de acesso aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo arranca com Pedro Nuno Santos

O ministro das Infra-estruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, vai presidir ao lançamento da obra de dragagem do canal de acesso aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. A cerimónia vai decorrer na próxima terça-feira, dia 16 de Junho, pelas 10h00, na infra-estrutura portuária (Estaleiro da WestSea, do Porto de Viana do Castelo, Portaria do Campo da Agonia).

O projecto pretende melhorar as condições de acesso ao Cais do Bugio e aos Estaleiros Navais, e vai estimular o desenvolvimento industrial, permitir a entrada de navios de maior dimensão no porto e potenciar a criação de um cluster competitivo na indústria naval portuguesa, aumentando a competitividade da infraestrutura portuária. A intervenção vai ainda promover a melhoria das condições de segurança e navegabilidade no Porto de Viana do Castelo.

Investimento vai potenciar o desenvolvimento industrial e permitir a entrada de navios de maior dimensão no porto

A empreitada, contemplada na Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente – Horizonte 2026, conta com um investimento da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) na ordem dos 17, 4 milhões de euros e um investimento privado de 11 milhões de euros da West Sea.

A empreitada tem um prazo máximo de execução de oito meses e conta com uma área de intervenção de aproximadamente 190 mil metros quadrados.

Espera-se que este investimento contribua para o aumento do Valor Acrescentado Bruto (VAB) em mais 90 milhões de euros; para a criação de 400 novos postos de trabalho; e para o reforço da actividade anual do estaleiro.

Recorde-se que o porto minhoto movimentou mais de 147 mil toneladas de mercadorias, durante o primeiro quadrimestre de 2020, o que representa um aumento de 8,2% face ao mesmo período do ano anterior.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.