Início / Featured / Douro vai ter monitorização das embarcações em tempo real

Douro vai ter monitorização das embarcações em tempo real

As embarcações que naveguem no Douro a partir de 2017 vão ser passar a ser geridas e acompanhadas em tempo real graças ao RIS – River Information Services. Estes serviços serão prestados com base num conjunto de sistemas de gestão de tráfego e de apoio à navegação, que se encontram em fase de testes e de formação interna e que vão colocar o Douro ao nível das melhores vias fluviais da Europa.

Desta forma, vai ser possível conhecer em tempo real o uso da via como um todo e das embarcações individualmente, melhorando assim a segurança na navegação e auxiliando de forma eficaz a tomada de decisões.

Para além disso, um RIS aumenta a competitividade da via, uma vez que optimiza a gestão dos recursos da cadeia de transporte fluvial, através do intercâmbio de informação entre embarcações, eclusas, terminais e portos. Permite ainda optimizar o uso da infraestrutura através da obtenção de uma visão de médio e longo prazo da via, essencial para o planeamento das operações dos utilizadores do Douro.

Os serviços RIS estarão acessíveis aos utilizadores de uma forma muito interactiva e ágil, assentando essencialmente em plataformas electrónicas modernas e móveis: JUP2 e RIS Douro / Portal.

Para além de contribuir para a segurança da navegação e de promover a competitividade da via, os serviços RIS têm ainda como objectivos proteger o meio ambiente e apoiar as autoridades em situação de calamidade, mantendo um registo permanente da situação da via, dos recursos disponíveis, da sua localização e facilitando a sua activação e conjugação em caso de emergência.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Estremoz recebe congresso internacional sobre a viticultura romana e inovação

Partilhar              O congresso internacional “Criando narrativas para a viticultura romana: Arqueologia, património, inovação e transferência de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.