Início / Agricultura / Dominic Symington reforma-se após 31 anos a promover os vinhos do Porto e Douro no Mundo

Dominic Symington reforma-se após 31 anos a promover os vinhos do Porto e Douro no Mundo

A Symington Family Estates anuncia que Dominic Symington, produtor de 4ª geração, reforma-se “após 31 dinâmicos anos a promover os vinhos do Porto e Douro no Mundo.

Dominic Symington entrou na empresa da família em 1990 como director de vendas. Ao longo das últimas três décadas contribuiu para a condução da estratégia comercial da empresa e para o aumento significativo das vendas à volta do Mundo.

“Nenhum outro membro da família viajou tanto ou conduziu tantos eventos e provas ao longo da carreira como Dominic. A sua incrível energia e determinação não só reforçaram a posição da família em mercados tradicionais de vinho do Porto como Portugal, Reino Unido e Estados Unidos, como também contribuiu para estabelecer uma forte presença em novos mercados, tais como a Escandinávia, Alemanha, Rússia e Brasil, entre outros”, refere uma nota de imprensa da produtora.

E acrescenta que “com o seu charme natural e grande sentido de humor, fez amizades para toda a vida durante este percurso dentro do sector do vinho. A par das vendas, Dominic foi responsável por áreas chave do negócio. Geriu o portfolio dos Portos Vintage da família, incluindo os relançamentos de Portos envelhecidos e garrafas raras desde as suas garrafeiras para o mercado. Foi também responsável pela administração de uma das mais icónicas e magnificas propriedades da família no Douro — a Quinta do Vesúvio, onde se produzem Portos Vintage e vinhos DOC Douro”.

Quinta da Fonte Souto no Alentejo

Quando a família adquiriu a sua primeira propriedade fora do vale do Douro — a Quinta da Fonte Souto no Alentejo — foi Dominic que liderou a renovação da velha adega e que colocou no mercado os vinhos de estreia de 2017. Foi também presidente da Portfolio Vinhos, a distribuidora de vinhos da família Symington em Portugal.

Nascido no Porto em 1956, Dominic fez o ensino primário em Portugal e o secundário no Reino Unido. Iniciou a sua carreira no sector do vinho na Saccone & Speed, a divisão de vinhos e espirituosos da Cervejeira Courage, que na altura importava uma das marcas da família, o Porto Warre’s.

Enquanto o seu primeiro trabalho passou por acompanhar as entregas de vinhos aos ‘pubs’ e aos clubes londrinos, foi-lhe dada a oportunidade de provar alguns vinhos excepcionais e assim começar a trilhar o seu caminho no sector.

Após entrar num distribuidor independente, especializado no sector Horeca de Londres, construiu uma carteira de clientes, fruto do seu contacto directo com hotéis, restaurantes e bares. Em 1985, é admitido na distribuidora da família no Reino Unido— a Fells —, na qual desenvolveu a divisão de vinhos premium. Após um convite do pai, Michael Symington, e dos tios, Dominic regressou ao Porto em 1990 para se juntar a empresa da família.

Dominic está casado com a sua mulher, Laura, há 35 anos. Têm um filho, Anthony, que trabalha na Fells desde 2018 na gestão dos vinhos do Porto e vinhos tranquilos da família no Reino Unido. As suas duas filhas vivem no Porto: a Harriet é professora num colégio internacional e a Isabel é designer de interiores.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Suinicultores preocupados e perplexos face ao ‘desaparecimento” da Secretaria de Estado da Agricultura

Partilhar              A direcção da FPAS — Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores expressa a sua “preocupação …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.