Início / Featured / Docapesca investe 1,2 milhões para apoio à pesca em Sesimbra

Docapesca investe 1,2 milhões para apoio à pesca em Sesimbra

A Docapesca – Portos e Lotas lançou um concurso para a construção de dois edifícios de apoio à pesca do cerco no porto de Sesimbra, com um preço base de 1,23 milhões de euros, destinado à trasfega de pescado, a sua preparação e encaminhamento para a lota.

Trata-se da construção de dois edifícios independentes: o pavilhão da lota do cerco e o pavilhão da escolha e acondicionamento de pescado.

A área de implantação é de 1.870 metros quadrados, sendo a área de construção total de 2.950 metros quadrados. A área de construção encerrada ascende a 1.700 metros quadrados, enquanto a área exterior coberta totaliza 1.050 metros quadrados, explica um comunicado da Docapesca.

A obra inclui ainda instalações sanitárias, portaria e controlo de acesso, bem como os balneários de apoio à portaria, um cais elevado para carga de camiões TIR, a pavimentação do arruamento sob a pala, uma plataforma de acesso pedonal para visualização do interior da nave do cerco e alpendre na frente de cais marítimo.

Protecção do percurso do pescado

Será implantada, a 4,5 metros de altura, uma pala sobre o arruamento que divide os dois pavilhões para protecção do percurso do pescado, evitando a sua contaminação pela chuva ou dejectos de aves.

Em 2020, Sesimbra foi o maior porto de pesca do continente no que diz respeito ao volume de pescado transaccionado e foi também onde se transaccionou o maior volume proveniente da pesca do cerco.

A Docapesca – Portos e Lotas é uma empresa do Sector Empresarial do Estado tutelada pelo Ministério do Mar, que tem a seu cargo, no continente, o serviço da primeira venda de pescado e o apoio ao sector da pesca e respectivos portos, dispondo de 22 lotas e 37 postos.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Luís Simões adere ao projecto Lean&Green da GS1 Portugal para reduzir pegada carbónica

Partilhar              A Luís Simões, líder no mercado de fluxos rodoviários entre os dois países ibéricos, é …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.