A Porta do Mezio — Parque Nacional Peneda Gerês e o IPAM — Instituto Português de Administração de Marketing vão assinalar o Dia Mundial do Ambiente, a 5 de Junho, com um programa de iniciativas focadas na conservação da biodiversidade, na sustentabilidade alimentar, nos princípios do Slow Food e no marketing agro-alimentar.
Procurando promover uma reflexão alargada sobre a produção e o consumo sustentáveis, o combate ao desperdício alimentar e a conservação do património genético das espécies, bem como educar para mudanças comportamentais do consumidor, a Porta do Mezio e o IPAM vão dar o exemplo de boas práticas nesta comemoração conjunta.
Uma árvore plantada por cada 10 refeições
Na área da restauração, por via do restaurante local do complexo da Porta do Mezio, com a reciclagem integral dos resíduos orgânicos, a eliminação dos plásticos e dos utensílios descartáveis e a promoção das cadeias curtas no sector agro-alimentar. Com o objectivo de atingir a neutralidade carbónica e o incremento de medidas concretas para mitigar as emissões poluentes que ainda não se conseguem evitar, será ainda plantada uma árvore no Parque Nacional Peneda – Gerês por cada 10 refeições servidas no restaurante.
O IPAM vai apresentar à ARDAL — Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Lima, os três melhores trabalhos – Planos estratégicos Portas do Mezio, desenvolvidos pelos alunos de Mestrado de Marketing, no decorrer do primeiro semestre lectivo.
Tendências agro-alimentares
A Associação Slow Food Porto vai partilhar quais as tendências agro-alimentares para a próxima década, segundo os princípios internacionais do movimento Slow Food.
A poluição do ar é o tema central da comemoração da edição de 2019 do Dia Mundial do Ambiente, sendo a China o país anfitrião.
O Dia Mundial do Ambiente é um evento global instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972 e celebrado todos os anos no dia 5 de Junho, que tem como objectivo alertar para a necessidade de protecção e conservação do ambiente.
Agricultura e Mar Actual