Início / Agenda / Dia Mundial da Abelha comemora-se a 20 de Maio

Dia Mundial da Abelha comemora-se a 20 de Maio

A DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária relembra que, a 20 de Maio de 2020, comemora-se o Dia Mundial da Abelha, iniciativa que teve início em 2018 e que tem por objectivo sensibilizar a população para o papel essencial das abelhas e dos outros polinizadores, na saúde humana e no planeta, bem como para os muitos desafios e ameaças que estas espécies têm de enfrentar.

“Compromisso com as abelhas”

O tema do ano 2020 é “Compromisso com as abelhas”, com especial realce na produção apícola e boas práticas adoptadas pelos apicultores em todo o mundo para apoiar o seu meio de subsistência e oferecer produtos de alta qualidade.

Para mais informações e/ou participar no evento virtual de 20 de Maio organizado pela FAO, clique aqui.

Apicultura em Portugal

A apicultura em Portugal tem tido uma evolução positiva nos últimos anos, com um total de 11.625 apicultores com 799.133 colónias registados em Setembro de 2019 (última declaração anual de existências). Estes números, em 2013, eram 8.620 apicultores e 459.397 colónias, revelando um crescimento de mais de 30% no número de apicultores e de mais de 50% no número de colónias nos últimos 7 anos.

Verifica-se também que o sector apícola tem vindo a profissionalizar-se nos últimos anos, com um maior número de colmeias por apicultor. Esta evolução apresenta aspectos positivos de dinâmica para o sector e constitui uma mais valia do ponto de vista sanitário, uma vez que os aspetos de produtividade e rentabilidade, determinam uma gestão higio-sanitária mais eficaz dos apiários, explica a DGAV.

Imagine um mundo sem abelhas..

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.