Início / Agricultura / Dia da Terra: a ‘Raposa Chama’ alerta as crianças para os comportamentos de risco de incêndio

Dia da Terra: a ‘Raposa Chama’ alerta as crianças para os comportamentos de risco de incêndio

“As crianças podem também ser embaixadoras desta causa, que é de todos: proteger Portugal de incêndios rurais graves”, diz a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF). Por isso, no Dia da Terra e no âmbito da Campanha Nacional ‘Portugal Chama’, arranca hoje, 22 de Abril, a ‘Raposa Chama’.

Mais do que um projecto, é um movimento colectivo e inclusivo, desenhado para chegar a todas as crianças, entre os 5 e os 12 anos, através da escola, dos professores, da família e de toda a comunidade. Com a chancela da República Portuguesa e colaboração do Ministério da Educação, o objectivo é sensibilizar e educar as crianças para os comportamentos de risco de incêndio, acreditando que no presente podem ter o papel crucial de sensibilizar os adultos, principalmente através da sua rede familiar.

Ao longo de todo o ano, o projecto tem previsto diversas acções e actividades, com especial proximidade junto da comunidade escolar através da formação de professores, workshops, desafios, passatempos, teatros e divulgação de conteúdos pedagógicos junto das escolas.

‘Com o fogo não se brinca, fogo!’

‘Raposa Chama’ chega às crianças através da Banda da Floresta, constituída por quatro personagens muito divertidas e irreverentes que usam o rap para passar a mensagem – ‘Com o fogo não se brinca’. Numa alegoria à história da formiga e da cigarra, a Banda da Floresta apresenta-nos a Raposa Chama cumpridora de todas as regras e sensível à questão do risco de incêndio e a MC Garra que faz o contraponto.

A Banda da Floresta lança em 2021 o seu primeiro hino, ao ritmo do rap, com o título ‘Com o fogo não se brinca’ e todos os conteúdos poderão ser consultados em raposachama.pt.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

AgriNavais celebra Dia do Horticultor na Póvoa de Varzim

Partilhar              A AgriNavais, empresa agropecuária com sede na freguesia de Navais, Póvoa de Varzim organizou um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.