Início / Agenda / DGRM na 55ª reunião MOU de PSC em Bucareste

DGRM na 55ª reunião MOU de PSC em Bucareste

A DGRM – Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos participa na reunião anual do MOU de Paris de Port State Control (PSC), a decorrer esta semana em Bucareste, Roménia, juntamente com outras 26 Administrações Marítimas.

Em Portugal, a DGRM é a entidade responsável pelo PSC, realizando inspecções aos navios estrangeiros que demandam os portos nacionais, para verificar se o estado do navio e os seus equipamentos cumprem os requisitos dos regulamentos internacionais e se o navio é tripulado e operado em conformidade com estas regras.

O PSC baseia-se essencialmente na regulação proveniente das Convenções da Organização Marítima Internacional (IMO-International Maritime Organization) e da Organização Internacional do Trabalho (ILO – International Labour Organization).

Em cima da mesa para esta 55ª reunião anual do PSC está a analise do período em avaliação desde a última reunião, quer em termos de indicadores inspectivos quer da performance dos vários Estados de Bandeira, bem como vários assuntos relacionados com a evolução das Inspecções de Estado de Porto, tendo em conta os novos requisitos em matéria de redução de emissões no transporte marítimo, segurança marítima, condições de habitabilidade a bordo e a harmonização de procedimentos.

As Inspecções de Estado de Porto tiveram, com a Pandemia, um conjunto alargado de ajustamentos e medidas extraordinárias, sendo um dos pontos principais da reunião a avaliação do momento actual e a preparação do próximo período pós-pandemia 2022-23.

Finalmente, a situação excepcional da guerra na Ucrânia, que está a afectar o transporte marítimo, levanta também requisitos extraordinários e decisões que importa analisar, em conjunto com todas as Administrações Marítimas de todos os Países membros do MOU de Paris.

Da reunião sairá um conjunto de decisões com o objectivo de responder aos desafios actuais e de continuar a ajudar a receber navios, nos portos dos países pertencentes ao MOU de Paris, com cada vez melhor qualidade.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Volume de capturas de pescado em Portugal diminui 29% em Abril de 2022

Partilhar              O volume de capturas de pescado em Portugal diminuiu 29% em Abril de 2022 (-31,3% …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.