Início / Featured / DGRM associa-se à celebração do Maritime Day 2021

DGRM associa-se à celebração do Maritime Day 2021

A DGRM — Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos associa-se à celebração do Dia Marítimo, dia 30 de Setembro, dedicado este ano aos recursos humanos a bordo dos navios, os designados marítimos.

A Organização Marítima Internacional (IMO) escolheu este tema em consequência do impacto que a pandemia teve nos marítimos e no esforço que estes realizaram para manter o transporte marítimo a funcionar e a manter as economias e o abastecimento de bens sem ruptura, incluindo os materiais médicos. Com excepção dos cruzeiros, todo o shipping continuou em funcionamento.

Durante os anos de 2020 e 2021 os “marítimos ficaram isolados nos navios durante meses, face às dificuldades nas rendições, porque as fronteiras fecharam, os voos não existiam e em muitos casos sem acesso a vacinas. Foi um período dramático que só agora está a recuperar a normalidade”, refere uma nota de imprensa da DGRM.

Marítimos como trabalhadores essenciais

Face à difícil situação, Portugal, através da DGRM, seguiu o apelo da IMO e considerou os marítimos como trabalhadores essenciais. Entre outros aspectos, foi dado todo o apoio médico aos navios quando foi necessário, foi facilitado o acesso à execução de testes Covid, foram criadas condições nos portos para períodos de quarentena e isolamento e foi facilitado o transporte dos navios directamente para o aeroporto quando existiam voos disponíveis, para efeitos de rendições.

Foram também tomadas medidas extraordinárias para a facilitação do exercício de funções pelos marítimos durante a pandemia, como por exemplo a renovação administrativa ou derrogações das autorizações e renovação dos certificados. Todos os navios de bandeira portuguesa mantiveram-se sempre em operação, realça a mesma nota.

O “Maritime Day” foi criado em 1978 pela IMO, a agência Nações Unidas especializada na segurança da navegação (navios e marítimos) e na prevenção da poluição marinha provocada por navios, que conta com 174 Estados membros e 3 membros associados.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Será o Nutri-Score uma opção de rotulagem totalmente fiável? Saiba tudo no webinar da CAP

Partilhar              A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, na sequência da tentativa de aplicar em …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.