DGAV lança edição de 2025 do Registo Nacional de Variedades de Fruteiras

A DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária já divulgou a edição de 2025 do Registo Nacional de Variedades de Fruteiras (RNVF), o qual inclui a lista de variedades de fruteiras inscritas em Portugal.

Nesta edição procede-se à actualização do proponente e responsável pela manutenção de algumas variedades de fruteiras, substituindo as referências às ex-Direcções Regionais de Agricultura e Pescas (DRAP) Norte pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional Norte, DRAP Centro pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional Centro e DRAP Algarve pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional Algarve.

O Registo Nacional de Variedades de Fruteiras constitui a lista oficial das variedades de fruteiras inscritas em Portugal. Este registo inclui um catálogo de 330 variedades, das quais 324 apresentam aptidão para produção de frutos, 3 são indicadas para uso como porta-enxertos e 3 possuem dupla aptidão (produção de frutos e porta-enxertos). O RNVF abrange 12 proponentes e 12 responsáveis pela manutenção das variedades.

A inscrição no RNVF garante que cada variedade foi avaliada e cumpre requisitos legais e suas actualizações, nomeadamente:

• Destinam-se à produção de frutos ou ao uso como porta-enxertos;
• Possuem um responsável pela seleção e manutenção;
• São consideradas distintas, suficientemente homogéneas e estáveis.

Deste modo, o RNVF assegura a qualidade, autenticidade e rastreabilidade das variedades de fruteiras inscritas, que a par com todas as variedades inscritas nos restantes Estados-membros da União Europeia, constituem o registo europeu (ver aqui), visando assim promover a diversidade agrícola e a segurança na identidade varietal, essencial na produção frutícola.

Pode ler a edição de 2025 do Registo Nacional de Variedades de Fruteiras aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Livre quer fim da tracção animal em actividades turísticas e lúdicas com fins comerciais dentro de dois anos

Partilhar              O Grupo Parlamentar do Livre defende o fim do uso de tracção animal em actividades …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.