A DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária já divulgou a edição de 2025 do Registo Nacional de Variedades de Fruteiras (RNVF), o qual inclui a lista de variedades de fruteiras inscritas em Portugal.
Nesta edição procede-se à actualização do proponente e responsável pela manutenção de algumas variedades de fruteiras, substituindo as referências às ex-Direcções Regionais de Agricultura e Pescas (DRAP) Norte pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional Norte, DRAP Centro pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional Centro e DRAP Algarve pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional Algarve.
O Registo Nacional de Variedades de Fruteiras constitui a lista oficial das variedades de fruteiras inscritas em Portugal. Este registo inclui um catálogo de 330 variedades, das quais 324 apresentam aptidão para produção de frutos, 3 são indicadas para uso como porta-enxertos e 3 possuem dupla aptidão (produção de frutos e porta-enxertos). O RNVF abrange 12 proponentes e 12 responsáveis pela manutenção das variedades.
A inscrição no RNVF garante que cada variedade foi avaliada e cumpre requisitos legais e suas actualizações, nomeadamente:
• Destinam-se à produção de frutos ou ao uso como porta-enxertos;
• Possuem um responsável pela seleção e manutenção;
• São consideradas distintas, suficientemente homogéneas e estáveis.
Deste modo, o RNVF assegura a qualidade, autenticidade e rastreabilidade das variedades de fruteiras inscritas, que a par com todas as variedades inscritas nos restantes Estados-membros da União Europeia, constituem o registo europeu (ver aqui), visando assim promover a diversidade agrícola e a segurança na identidade varietal, essencial na produção frutícola.
Pode ler a edição de 2025 do Registo Nacional de Variedades de Fruteiras aqui.
Agricultura e Mar
AGRICULTURA E MAR Revista do mundo rural e da economia do mar
