Início / Agricultura / DGADR vai colaborar activamente no desenvolvimento do Roteiro Ambiental dos produtores de suínos

DGADR vai colaborar activamente no desenvolvimento do Roteiro Ambiental dos produtores de suínos

A Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS) reuniu com o Director-geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), Rogério Ferreira, recentemente nomeado para o cargo. E, nesta primeira reunião, ficou uma garantia: aquela Direcção vai “colaborar activamente no desenvolvimento” do Roteiro para a Sustentabilidade Ambiental das explorações suinícolas.

“Sobre os projectos da FPAS, foi apresentado o Roteiro Ambiental, o qual o Director-geral elogiou e manifestou a disponibilidade da DGADR para colaborar activamente no desenvolvimento do mesmo”, refere fonte institucional da Federação.

Mas aquela Direcção está também disponível para acompanha outros projectos da FPAS: a Certificação em Bem-Estar Animal, já aprovada por aquela Direcção-Geral; a exploração-escola, onde poderão ser desenvolvidos vários projectos passíveis de virem a ser candidatos a apoios no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), gerido em parte pela DGADR.

Nesta reunião, a FPAS “apresentou os seus cumprimentos, desejando o maior sucesso ao Director-geral e fazendo votos que a excelente cooperação institucional que a FPAS tem mantido com a DGADR não só se mantenha como se reforce”.

Relativamente aos assuntos de interesse do sector que estão sob a tutela da DGADR, foi abordada a revisão do Novo Regime do Exercício da Actividade Pecuária (NREAP) que está a ser levada a cabo pela DGADR, no âmbito do Grupo de Trabalho do NREAP, bem como a necessária e urgente publicação da revisão da Portaria 631/2009 que regula a gestão de efluentes pecuários.

Da parte da DGADR, foi auscultada a FPAS sobre a actualidade da legislação relativamente à rotulagem facultativa; informada a necessidade de articular com o IFAP — Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas um sistema informático de gestão do REAP; e referida que a revisão da portaria 631/2009 estaria estabilizada e publicada a breve trecho.

Roteiro para a Sustentabilidade Ambiental

O Roteiro para a Sustentabilidade Ambiental das explorações suinícolas é um documento estratégico para a suinicultura no Horizonte 2030.

Este visa o estabelecimento de redes no estudo sobre as práticas ambientais em suinicultura, identificando medidas de adaptação e a participação em projectos de investigação científica ou participação em projectos de desenvolvimento experimental.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 more

Verifique também

Seafood Expo Global junta mais de 2.000 empresas expositoras de frutos do mar em Barcelona

Partilhar             more  ​​A Seafood Expo Global/Seafood Processing Global, a maior feira de frutos do mar do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.