Início / Agenda / Desafios do sector do azeite e PAC pós 2020 debatidos em Murça

Desafios do sector do azeite e PAC pós 2020 debatidos em Murça

A Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Murça (CAOM) e a Confagri — Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas organizam, no próximo dia 20 de Outubro, em Murça, um Seminário para debater “Os desafios do sector do azeite e a PAC pós 2020 em Trás-os-Montes”.

O Seminário que terá lugar no Auditório Municipal de Murça, tem início às 10 horas. A participação é livre, mas sujeita a inscrição através do email geral@caom.pt.

Segundo o presidente da CAOM, Francisco Vilela Ribeiro, “este é o momento para, em colaboração com os nossos parceiros, definirmos estratégias para assegurar a sustentabilidade do sector e ultrapassar os desafios que o futuro nos apresenta. Já não é novidade que produzimos cada vez mais azeite e de melhor qualidade, o que se pode constatar pelo aumento dos níveis de exportação e pelos Prémios Internacionais que temos conquistado. Ainda recentemente fomos a única cooperativa nacional a conquistar três medalhas de ouro no segundo maior concurso internacional, Olivinus na Argentina, com apenas três lotes que submetemos a concurso, onde um dos quais obteve uma classificação de 94 pontos”.

Denominação de Origem Protegida

Mas, a região ainda não consegue valorizar convenientemente os produtos de qualidade que coloca no mercado, razão pela qual a CAOM, em parceria com autarquias, cooperativas e empresas, decidiu fundar a Associação – CEPAD (Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Douro), com o objectivo de diferenciar a região demarcada do Douro na produção de azeites de excelência e de reconhecer o seu azeite como produto de Denominação de Origem Protegida (DOP).

Cerca de 80% do olival da região é tradicional, centenário, de sequeiro e em bordadura das vinhas, ou seja, a falta de condições para modernização aliada aos constrangimentos climatéricos da falta de água colocam obstáculos à expansão da sua actividade o que compromete a fixação de pessoas no interior das povoações e a coesão territorial.

Programa

Este Seminário que terá lugar no Auditório Municipal de Murça, tem início às 10 horas com abertura a cargo do presidente da Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Murça, Francisco Vilela Ribeiro, seguido do presidente da Fenazeites, Aníbal Martins e do presidente da Câmara Municipal de Murça, Mário Lopes.

Seguir-se-á o 1.º Painel, às 10h30, moderado por Francisco Silva, onde serão abordadas as “Boas práticas do Olival”, “A PAC PÓS 2020 – Perspectiva para o sector Olivícola” e o “Enquadramento fiscal e contributivo da Actividade Agrícola”, a cargo do José Gouveia, Arlindo Cunha e Albino Alves, respectivamente.

Na parte da tarde, terá lugar o 2.º Painel, às 14h30, onde se irá dar a “Conhecer os Azeites”, com o Prof. José Gouveia e será anunciado o “Plano de Contingência para a Xylella Fastidiosa”, por Ana Paula Cruz de Carvalho. Este painel será moderado por Patrícia Falcão Duarte.

Às 16 horas haverá lugar para um “debate e provas” e às 17 horas a sessão de encerramento. No decorrer da sessão, lugar também a um almoço convívio com os participantes com momento musical.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

CAP esclarece Programa Emparcelar para Ordenar em sessão gratuita

Partilhar              A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, tendo em vista a apresentação e o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.