Início / Agricultura / DECO PROteste congratula autoridades públicas pela adopção do sistema Nutri-Score em Portugal

DECO PROteste congratula autoridades públicas pela adopção do sistema Nutri-Score em Portugal

A DECO PROteste congratula as autoridades públicas pela recente adopção do sistema Nutri-Score em Portugal. “Este sistema permitirá aos consumidores portugueses identificar o valor nutricional de um produto, dentro da mesma categoria alimentar, de forma simples e intuitiva, apoiando escolhas alimentares mais conscientes e saudáveis”, diz a associação de defesa do consumidor sobre o sistema que tem levantado polémica entre produtores agrícolas, nomeadamente de azeite.

Desde 2004, a DECO PROteste tem alertado as autoridades públicas para a necessidade de “regular as embalagens alimentares, de modo a que pudessem incorporar um rótulo nutricional compreensível para o consumidor, tendo para o efeito desenvolvido diversas iniciativas vocacionadas para a sensibilização do decisor público, das empresas e dos consumidores”, entre as quais:

  • O lançamento da acção ‘Nutri-Score no rótulo’, que contou com 2500 assinaturas à carta aberta que foi entregue no Parlamento;
  • A realização da Conferência ‘Rótulos dos Alimentos. Escolhas informadas’, em parceria com a Auchan, a Danone e a Nestlé, e que contou com a presença do Prof. Serge Hercberg, de representantes do INSA, DGAV, ON e DGS/PNPAS e do Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor;
  • No prolongamento da referida Conferência, foi lançado o ‘Movimento Nutri-Score’, ao qual se associaram mais parceiros, tais como a Jerónimo Martins e o Aldi;
  • Realização de um estudo junto dos consumidores sobre rotulagem nutricional na frente das embalagens alimentares, que concluiu que os portugueses preferiam um esquema associado a cores, que incluísse uma apreciação final ou uma recomendação sobre a qualidade nutricional global dos produtos.

Por o diploma ter sido publicado no último dia do exercício de funções do anterior Executivo, e de modo a garantir a implementação mais eficaz do sistema ao nível nacional, a DECO PROTeste sublinha, em nota de imprensa, a sua disponibilidade para “colaborar com as autoridades competentes e a importância de consultar os diferentes produtores e retalhistas abrangidos pela medida dentro do prazo legal de 120 dias a contar a partir de 4 de Abril”.

O Nutri-Score – sistema de rotulagem desenvolvido pela autoridade de Saúde francesa, que avalia o valor energético e nutricional de um produto – já é utilizado em diversas regiões europeias, entre as quais França, Bélgica, Países Baixos, Espanha, Alemanha, Luxemburgo e Suíça. “Com a sua adopção em Portugal, é dado mais um passo decisivo no sentido de garantir um maior acesso à informação de produtos alimentares pelo consumidor”, garante a mesma nota.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Já são conhecidos os vencedores do Prémio Nacional de Enoturismo 2024

Partilhar              A gala da terceira edição do Prémio Nacional de Enoturismo Apeno/Ageas Seguros 2024, considerado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.