Início / Agricultura / Custo de produção de ovos aumenta mas preços mantém-se devido à entrada de ovos espanhóis

Custo de produção de ovos aumenta mas preços mantém-se devido à entrada de ovos espanhóis

Os agricultores e produtores pecuários portugueses estão a enfrentar fortes subidas de custos de produção, como na electricidade ou nas rações animais. O mesmo se passa com os produtores de aves e ovos. Mas, apesar da subida dos custos de produção a entrada de ovos provenientes de Espanha, “não permite a subida dos preços do produto nacional”.

Esta é a análise do SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas, relativa às cotações de aves e ovos, sua informação semanal, relativa à semana de 6 a 12 Dezembro 2021.

Referem os técnicos do SIMA que “na semana em análise as cotações médias nacionais dos ovos, na produção (ovo a peso de 60 a 68g) e classificados e embalados em ovotermo das classes de peso M e L, voltaram a manter-se estáveis em relação à semana anterior”.

Por outro lado, realçam que “os operadores continuam a efectuar stocks para o período festivo de Natal e Ano Novo, em que o consumo aumenta significativamente”.

Quanto à produção de aves, diz o SIMA que na semana em análise as cotações médias nacionais do frango vivo (de 1,8 kg) e abatido (65% – de 1100 a 1300 g) e do peru vivo (de 14 a 15 kg) e abatido (80% – de 5,7 a 9,8 kg), mantiveram-se estáveis em relação à semana anterior.

E acrescenta que na região da Beira Litoral, na área de mercado da Beira Litoral, a “procura de frango do campo e de peças de peru está animada, com a aproximação da quadra natalícia”.

Todas as cotações aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.