O Crédito Agrícola acaba revela os vencedores do Concurso “Dia CA Mais Sustentável” que se destina a premiar projectos de impacto ambiental e social promovidos por Entidades da Economia Social (EES). O prémio, no valor monetário de 10.000 euro, atribuído a cada uma das quatro EES vencedoras, tem como objectivo apoiar e distinguir projectos que se destacam pela sua contribuição para um futuro mais sustentável nas duas categorias a concurso, a “Ambiental” e a “Social”.
As quatro Entidades da Economia Social, Clientes das Caixas de Crédito Agrícola Mútuo ou da Caixa Central, distinguidas por região, entre as cerca de 150 candidaturas, são: Querer é Saber – Associação (Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira); Associação Juvenil de Apoio à Ação (Região Centro); ADRITEM – Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Sta. Maria (Região Norte); e Associação Vale de Acór (Região Sul).
A Querer é Saber – Associação, através do projecto “Dar a Volta ao Plástico”, irá promover a educação ambiental, a valorização do património cultural e local e a capacitação de jovens como agentes de transformação, alinhando-se com as metas de descarbonização, economia circular e impacto social positivo, refere um comunicado de imprensa do Crédito Agrícola.
A Associação Juvenil de Apoio à Acção, pretende combater a desigualdade e a falta de oportunidades em contextos desfavorecidos, através do projecto “Ginásio do Empreendedor” como ferramenta de desenvolvimento de competências empreendedoras e de cidadania activa em turmas dos 8.º e 9.º anos de escolas TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária), com recurso à gamificação, à mentoria jovem e à aprendizagem prática.
Por sua vez, a ADRITEM – Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Sta. Maria, irá promover a saúde mental infantil em contextos socioeconómicos vulneráveis, através do projecto Urban Kids. Utilizando o modelo SEL (Social and Emotional Learning) e o contacto com a natureza através de hortas urbanas, o projecto foca-se na prevenção de ansiedade e depressão.
Já a Associação Vale de Acór irá implementar o projecto piloto “Casa do Pão”, que alia formação prática, inclusão social e sustentabilidade e que tem como objectivo a integração de indivíduos no mercado de trabalho que enfrentam problemas de dependência e possivelmente com comorbidades psíquicas associadas.
Os projectos vencedores do concurso podem ser consultados aqui.
Esta iniciativa “reforça o compromisso do Crédito Agrícola, enquanto banco de referência na sustentabilidade, cuja principal missão é contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais e urbanas em Portugal”, realça o mesmo comunicado.
Agricultura e Mar
AGRICULTURA E MAR Revista do mundo rural e da economia do mar
