A sede do COTR — Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio, em Beja, recebe o workshop gratuito “Agricultura Sustentável com Tecnologia DRI”, no próximo dia 27 de Junho, das 10h00 às 11h30. A tecnologia DRI (irrigação de raiz profunda) já está a ser usada em diferentes contextos, com bons resultados em poupança de água (50%) e aumentos de produtividade.
O encontro é organizado pela DRI — A Better Way to Grow Technologies, com o apoio da Fenareg – Federação Nacional de Regantes de Portugal, do COTR, da Olivum —Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal e da Portugal Nuts – Associação de Promoção de Frutos Secos.
Este evento conta com o apoio da Olivum e da Portugal Nuts, enquanto parceiros principais, mas o conteúdo foi preparado a pensar em todas as culturas permanentes — da vinha ao olival, amendoal, abacatal, laranjal, entre outras, adianta uma nota de agenda da organização.
“Com a tecnologia DRI, pode reduzir até 50% de água e energia, ter plantas mais saudáveis, menos pragas e doenças, e ainda aumentar o rendimento da sua produção”, garante.
Inscrições aqui.
Tecnologia DRI
A DRI (Deep Root Irrigation) é uma tecnologia patenteada, simples e acessível, que se integra facilmente no solo e melhora a saúde das plantas ao fornecer água e fertilizante directamente na zona da raiz. Liga-se ao emissor já existente num sistema de rega gota-a-gota. Testes independentes demonstraram que esta tecnologia pode poupar até 60% (ou mais) de água em comparação com a rega gota-a-gota tradicional.
Ao colocar a água abaixo da superfície do solo, directamente nas raízes, evita-se a perda por evaporação. Este método promove o crescimento profundo das raízes, evitando o desenvolvimento superficial ou em forma de “J”, comum nos sistemas de rega à superfície.
Mais informações aqui.
Agricultura e Mar
AGRICULTURA E MAR Revista do mundo rural e da economia do mar
