Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas
Ovinos
Na semana em análise as cotações médias nacionais dos borregos de 22-28 kg (-23 cêntimos / kg) e de >28 kg (-47 cêntimos / kg) sofreram uma redução em relação à semana anterior. Estabilidade da cotação média nacional dos borregos de <12 kg.
No Alentejo deu-se uma descida generalizada das cotações dos borregos em todas as áreas de mercado: borregos de 13-21 kg (-9 a -26 cêntimos / kg), borregos de 22-28 kg (-25 a -50 cêntimos / kg) e borregos de >28 kg (-25 a -65 cêntimos / kg). As ovelhas de refugo desceram em Évora e Estremoz e subiram no Alentejo Norte.
Na Beira Litoral as cotações dos borregos de <12 kg subiram na área de mercado de Viseu (+1,0 € / kg).

Caprinos
Na semana em análise as cotações médias dos cabritos de <10 kg mantiveram-se estáveis em relação à semana anterior nas três regiões analisadas, Beira Interior, Beira Litoral e Trás-os-Montes.
No Alentejo a oferta de cabrito foi relativamente fraca na área de mercado do Alentejo Norte e média em Estremoz; a procura foi média no Alentejo Norte e relativamente animada em Estremoz. Registou-se uma redução das cotações dos cabritos de <10 kg nas duas áreas de mercado, Alentejo Norte (-30 cêntimos / kg) e Estremoz (-40 cêntimos / kg). As cotações máx. dos cabritos de >10 kg também desceram (-25 cêntimos / kg), tendo registado um ligeiro acréscimo a cot. +freq. em Estremoz (+6 cêntimos / kg).
Notas:
1 – A cotação média regional dos cabritos de <10 kg de Trás-os-Montes resulta apenas da cotação da Área de Mercado da Terra Fria, uma vez que a recolha de cotações nas Áreas de Mercado do Alto Tâmega e da Terra Quente foi temporariamente suspensa por motivo de revisão metodológica.
2 – A cotação média regional dos cabritos de <10 kg de Trás-os-Montes foi rectificada desde a semana 2 até à semana 10 de 2025.

Pode ler a análise completa do SIMA aqui.
Todas as cotações aqui.
Agricultura e Mar
AGRICULTURA E MAR Revista do mundo rural e da economia do mar
