Início / Agricultura / Cotações – Hortícolas – Mercados Abastecedores – Informação Semanal – 20 a 26 Junho 2022

Cotações – Hortícolas – Mercados Abastecedores – Informação Semanal – 20 a 26 Junho 2022

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Mercados abastecedores

O Mercado Abastecedor da Região de Lisboa, MARL, registou uma boa afluência de compradores. Boa procura pelo feijão-verde, brássicas (brócolo, lombardo e couve tipo coração) e molharias (agrião, espinafres, nabiças e grelo de nabo).

Subida das cotações para a couve-flor, grelo de couve, tomate “Alongado”, “Coração de Boi”, couve “Brócolos”, “Repolho Tipo Coração”, batata nova e tomate “cacho” devido à menor oferta. Descida da cotação da alface frisada e pepino devido à boa procura.

Quanto aos produtos importados, as cotações desceram para a batata conservação branca, pepino e pimento verde/vermelho de Espanha. Subida para a batata conservação branca lavada, tomate “Alongado” e “Cacho” de Espanha e batata conservação vermelha lavada de França.

Abóbora – Oferta baixa de abóbora “Menina” nacional. Boa procura. Presença de abóbora de Marrocos. Cotações estáveis.

Agrião – Oferta média/alta e procura alta. Produto da região Ribatejo/Oeste transacionado ao molho. Cotações estáveis.

Alface – A oferta de alface frisada, lisa e roxa foi média/alta. Produto de boa qualidade, da região Ribatejo/Oeste. Procura alta. A alface frisada é a predominante no mercado e a mais procurada. Descida das cotações da alface frisada.

Alho francês – Oferta média para uma procura relativamente alta. Produto de boa qualidade, comercializado ao molho e à caixa (Kg), da região Ribatejo/Oeste. Boa procura. Cotações estáveis.

Alho Seco – Oferta alta de alho seco importado de Espanha. Boa procura. Cotações estáveis.

Batata

Batata de Conservação – Oferta média e procura alta. Produto essencialmente da região Ribatejo/Oeste. Presença de batata importada de Espanha/França de epiderme branca/vermelha. Subida das cotações da batata lavada de França e descida para a branca calibre grado/médio de Espanha.

Batata Primor/Nova – Oferta média e procura alta. Produto da região Ribatejo/Oeste. Subida das cotações.

Batata-doce – Oferta baixa e procura média. Produto em final de campanha essencialmente da região Ribatejo/Oeste. Manutenção das cotações. Boa qualidade.

Beringela – Aumento de produto nacional. Presença acentuada de beringela importada de Espanha. Procura relativamente alta. Cotações estáveis.

Beterraba – A oferta foi média e a procura também. Produto da região Ribatejo/Oeste. Cotações estáveis.

Cebola – A oferta foi média e a procura alta, para a cebola de conservação e temporã nacional. Produto essencialmente da região Ribatejo/Oeste. Presença acentuada de produto importado de Espanha e França. Cotações estáveis.

Cenoura – A oferta esteve equilibrada com a procura média/alta. Produto essencialmente da região do Montijo. Presença de produto importado de Espanha. Cotações estáveis.

Chuchu – Oferta baixa de chuchu da Costa Rica. Cotações estáveis.

Couve – Oferta relativamente alta de couve “Brócolos”, couve-flor, “Lombardo” e “Repolho Tipo Coração”. Procura alta. Subida das cotações da couve “Brócolos”, couve flor, “Lombardo” e “Tipo Coração”.

Curgete – Produto da região Ribatejo/Oeste. Presença de produto importado de Espanha. Procura relativamente alta. Manutenção das cotações.

Espinafre – Oferta média e procura média/alta. Produto da região do Ribatejo/Oeste. Cotações estáveis.

Ervilha – Fim de campanha de comercialização.

Feijão-verde – A oferta foi média e a procura alta de produto nacional e importado de Marrocos. Descida das cotações do feijão-verde “Achatado Curvo” estufa e subida do “Achatado Direito” estufa nacionais.

Grelo de couve – Oferta média e procura média/alta. Produto da região Ribatejo Oeste. Subida das cotações.

Grelo de nabo – Oferta média e procura alta, de boa qualidade, da região Ribatejo/Oeste e Norte. Cotações estáveis.

Nabiça – Oferta média e procura alta. Produto da região Ribatejo Oeste. Cotações estáveis.

Nabo – A oferta foi média e a procura alta. Produto da região Ribatejo/Oeste, com e sem rama. Cotações estáveis.

Pepino – Oferta média. Produto das regiões Ribatejo/Oeste e Algarve. Presença de produto importado de Espanha. Descida das cotações.

Pimento – Produto das regiões do Algarve e Ribatejo/Oeste. Oferta de produto importado de Espanha. Descida das cotações do pimento verde e vermelho, de Espanha.

Tomate – Produto das regiões do Algarve e Ribatejo/Oeste das variedades: “Alongado”, “Cacho”, “Sulcado” e “Tipo Coração de Boi”. Presença de produto importado de Espanha das mesmas variedades. Subida das cotações para o “Alongado”, “Cacho” e “Coração de Boi”.

No Mercado Abastecedor de Coimbra, MAC, a menor oferta provocou a valorização da alface, couve-flor, couve “Brócolos”, “Lombardo” e “Repolho Tipo Coração”. Descida das cotações para a curgete, pimento verde, tomate “Sulcado” calibre >81 mm e feijão-verde “Riscadinho” e “Achatado Direito Estufa” devido ao aumento da oferta.

Quanto aos produtos importados, as cotações desceram para a curgete, pimento verde/vermelho, tomate “Cacho” e “Sulcado” de Espanha e feijão-verde de Marrocos.

O Mercado Abastecedor do Porto, MAP manteve-se bem abastecido na generalidade dos produtos cotados de modo a garantir o seu normal funcionamento. A fraca oferta fez subir as cotações do pepino, alface frisada e lisa, couve-flor, batata de conservação lavada branca e vermelha, couve “Repolho Tipo Coração”, tomate “cacho” e da couve “Brócolos”.

Descida das cotações do feijão-verde “Achatado Direito Estufa”, curgete, da couve “Lombardo”, da abóbora “Mogango”, tomate “Sulcado”, feijão-verde “Riscadinho”, pimento verde, beterraba, batata de conservação branca e vermelha, nabo com e sem rama e do tomate “Alongado” calibre >56 mm devido ao aumento da oferta.

Quanto aos produtos importados, as cotações desceram para a batata conservação branca e vermelha, beringela, curgete, pimento verde/vermelho, tomate “Alongado” e “Cacho” de Espanha e batata conservação vermelha de França. Subida das cotações para a batata conservação branca, pepino e tomate “Cacho” de Espanha, e batata conservação vermelha de França.

Abóbora – Oferta média, de boa qualidade, sem grande dificuldade de escoamento. Descida das cotações da abóbora “Mogango”.

Agrião – A oferta foi suficiente para a procura média. Boa qualidade, sem grande dificuldade de escoamento e manutenção das cotações.

Alface – A oferta foi média e suficiente para a procura. Boa qualidade, sem grande dificuldade de escoamento e subida das cotações.

Alho Francês – A oferta foi média e equilibrou a procura. Boa qualidade, sem grande dificuldade de escoamento. Cotações estáveis.

Alho Seco – A oferta foi suficiente tanto para a nacional como para o importado de Espanha, de boa qualidade, sem grande dificuldade de escoamento e cotações estáveis.

Batata de conservação – A oferta foi suficiente para o produto nacional e importado de Espanha e França. Boa qualidade, sem grande dificuldade de escoamento. Subida das cotações para a batata de conservação branca e vermelha lavada calibre grado/médio, nacional e de Espanha. Descida para a batata de conservação branca calibre grado/médio nacional e de Espanha e para a vermelha grado/médio nacional, de França, e de Espanha.

Batata Primor/Nova – Fim de campanha de comercialização.

Batata Doce – A oferta equilibrou a procura que foi média. Sem grande dificuldade de escoamento e cotações estáveis.

Beringela – A oferta foi média para o produto importado de Espanha, sem grande dificuldade de escoamento e descida das cotações.

Beterraba – A oferta de produto nacional foi suficiente, de boa qualidade, sem grande dificuldade de escoamento e descida das cotações.

Cebola – Inicio da campanha de comercialização da cebola de conservação. A oferta foi suficiente para a cebola nacional e importada de Espanha, de boa qualidade, sem grande dificuldade de escoamento.

Cenoura – Oferta suficiente para a nacional e para a importada de Espanha e França, de boa qualidade, sem grande dificuldade de escoamento e cotações estáveis.

Cogumelo – A oferta foi suficiente, de boa qualidade, sem grande dificuldade de escoamento e cotações estáveis.

Curgete – A oferta foi média tanto para a nacional como para a importada de Espanha, de boa qualidade, sem grande dificuldade de escoamento e descida das cotações.

Couve – Oferta suficiente para a couve “Brócolos”, “Lombardo”, “Penca”, couve roxa e couve “Repolho Tipo Coração”, de boa qualidade, sem grande dificuldade de escoamento. Subida das cotações para couve “Brócolos”, “couve-flor” e “Repolho Tipo Coração”. Descida para “Lombardo” e “Roxa”.

Espinafre – A oferta foi suficiente, de boa qualidade, sem grande dificuldade de escoamento e cotações estáveis.

Feijão Verde – Oferta suficiente para o nacional, de boa qualidade, sem grande dificuldade de escoamento. Descida das cotações.

Grelo de Nabo – A oferta e a procura foram médias, boa qualidade, sem grande dificuldade de escoamento. Descida das cotações.

Nabiça – A oferta de produto nacional foi média, a procura média, boa qualidade, sem grande dificuldade de escoamento e cotações estáveis.

Nabo – A oferta de produto nacional foi média, a procura média, boa qualidade, sem grande dificuldade de escoamento e descida das cotações.

 

Pepino – A oferta foi média para o produto nacional e para o importado de Espanha, de boa qualidade, sem grande dificuldade de escoamento e subida das cotações.

Pimento – A oferta foi suficiente para o nacional e para o importado de Espanha, de boa qualidade, sem grande dificuldade de escoamento. Descida das cotações.

Tomate – A oferta foi suficiente para o nacional e para o importado de Espanha, de boa qualidade, sem grande dificuldade de escoamento. Descida das cotações para o tomate “Alongado” e “Sulcado” nacional e de Espanha e para o “Cereja” nacional. Subida para o tomate “Cacho” nacional e de Espanha.

Todas as cotações aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Ravasqueira Grande Reserva 2014. Espumante do Alentejo já está no mercado

Partilhar              “Paciência de ourives” é a expressão que traduz o empenho na construção do Espumante Ravasqueira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.