Início / Agricultura / Cotações – Frutos Frescos – Informação Semanal – 24 a 30 Dezembro 2018

Cotações – Frutos Frescos – Informação Semanal – 24 a 30 Dezembro 2018

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Mercados de produção

Abacate – No Algarve, a oferta de abacate “Bacon e Tipo Hass” aumentou (alta) e as cotações desvalorizaram. A procura manteve-se média. Escoamento fraco. Boa qualidade do produto.

Amora – No Alentejo, na área de mercado Odemira, a oferta foi baixa e a procura média/alta. Qualidade excelente. O mercado europeu está a ficar sem fruta “local” e está a ser substituído por fruta de importação. Cotações estáveis.

Anona – No Algarve, a oferta e a procura mantiveram-se baixas. Cotações estáveis. O produto apresentou-se com tamanhos grados/médios e com razoável qualidade e apresentação. O escoamento efectuou-se “aos poucos”. Concorrência de produto espanhol.

Castanha

Castanha – Na Região Norte, na área de mercado, Bragança, o volume de transacções da castanha “Longal” foi pouco significativo, devido à oferta quase nula. Cotações estáveis. Fim de campanha.

Clementina – No Algarve, as cotações desvalorizaram devido ao aumento da oferta. Escoamento regular.

Dióspiro – No Algarve, a oferta de dióspiro “Tipo Mole ” foi superior à procura média. A oferta e dióspiro “Tipo Rijo” continuou equilibrada com procura média. As cotações desvalorizaram devido ao aumento da oferta. Escoamento regular. Boa qualidade dos produtos.

Framboesa – Na Região Lisboa e Vale do Tejo, na área de mercado Península de Setúbal, a oferta continuou baixa e a procura alta. Subida da cotação mínima e da mais frequente.

No Alentejo , na área de mercado Odemira, a procura continuou superior à oferta média e as cotações mantiveram-se estáveis. Qualidade excelente. O mercado europeu está a ficar sem fruta “local” e está a ser substituído por fruta de importação.

No Algarve, com as temperaturas baixas a oferta continuou baixa. A procura externa pelo nosso produto foi forte. Subida das cotações para a framboesa, categoria II (para o mercado nacional).

Goiaba

Goiaba – No Algarve, a oferta e a procura continuaram baixas. Produto com razoável qualidade. Escoamento “aos poucos”. Cotações estáveis.

Kiwi – Na Região Norte, na área de mercado Entre Douro e Minho, a oferta foi abundante e a procura alta. Cotações estáveis. Saída de Kiwi para Espanha e concorrência de produto importado, principalmente do Chile e Grécia.

Na região Centro, na área de mercado Beira Litoral, a oferta ajustou-se à procura alta. Cotações estáveis. Saída de produto para a Europa.

Citrinos

Laranja – No Alentejo, na área de mercado, Vidigueira, a oferta de laranja “Baia”, foi média e equilibrou a procura. Cotações estáveis. Produto de calibres superiores.

No Algarve, a oferta de laranja “Newhall” foi superior à procura média. Escoamento regular. Cotações estáveis.

Limão – Na Região Centro, na área de mercado Montes da Senhora, a oferta continuou a aumentar mas ainda não foi suficiente para satisfazer a procura, que esteve alta devido às festividades desta época. Cotações estáveis. Boa qualidade.

No Algarve, a oferta aumentou e as cotações desceram. Procura média/baixa. Escoamento regular. Boa qualidade do produto.

Maçã

Maçã – Na Região Norte, na área de mercado Carrazeda de Ansiães, o volume de transacções foi inferior em cerca de 20%, porque a procura foi menos acentuada (baixa) nesta semana do Natal. Nos mercados ainda existe abundância de maçã de sala, originária de produtores que não têm condições de frio e por isso, tentam comercializar as suas produções. Cotações estáveis.

Na área de mercado, Douro Sul, registou-se um aumento do volume de vendas em relação à semana anterior, devido à exportação para Espanha. A oferta equilibrou a procura ligeiramente alta. Maior procura nos calibres superiores 7O/75 mm. Cotações estáveis.

Região Centro

Na Região Centro, na área de mercado Guarda, a procura continuou baixa. Produto de boa qualidade. Cotações estáveis.

Na área de mercado, Cova da Beira, a procura continuou fraca, normal neste período do Natal/Ano Novo. A qualidade da maioria da produção comercializada foi boa. Manteve-se a comercialização de produto sem ser calibrado (SP). Cotações estáveis.

Na área de mercado Leiria, a procura continuou ligeiramente alta. Produto de boa qualidade. As cotações mantiveram-se estáveis.

Na Região Lisboa e Vale do Tejo, na área de mercado Oeste, continuou a comercialização de maçã.

No Alentejo, na área de mercado, Juromenha, a procura de maçã “Granny Smith” estabilizou e as cotações não se alteraram.

Maçã Biológica – Na região Centro , na área de mercado Beira Litoral, a oferta de maçã biológica foi suficiente para a procura. Cotações estáveis.

Marmelo – No Algarve, a oferta e a procura continuaram baixas. Escoamento fraco. Cotações estáveis.

Morango

Morango – No Alentejo, na área de mercado de Odemira, a oferta foi média e a procura ligeiramente superior. Cotações estáveis.

Pêra – Na Região Centro, na área de mercado Leiria, as cotações mantiveram-se estáveis. A procura esteve média/alta. Boa qualidade do produto.

Na Região Lisboa e Vale do Tejo, na área de mercado Oeste, continuou a campanha de comercialização da pêra “Rocha, com a oferta e a procura altas.

Romã

Romã – No Algarve, a oferta foi quase nula e damos por terminada a campanha de produção e comercialização da romã. Cotações estáveis.

Tangera – No Algarve, a oferta e a procura continuaram baixas. Escoamento fraco. Cotações estáveis. Fim de campanha.

Mercados abastecedores

O mercado Abastecedor do Porto manteve-se bem abastecido para a maioria dos frutos em comercialização. A procura esteve pouco animada, mas houve maior interesse pela banana, ananás dos Açores, dióspiro castanha, kiwi, laranja, maçã e pêra.

Quanto aos produtos importados, verificou-se a presença de ananás da Costa Rica, banana (de várias procedências), ameixa, anona, clementina, dióspiro, morango e uva de Espanha, lima manga, meloa gália, melão e papaia do Brasil, uva do Perú.

Abacate – Oferta suficiente, de boa qualidade, procura média, sem dificuldade de escoamento e manutenção das cotações.

Ameixa – Oferta menor importada de Espanha, de boa qualidade, procura média, sem dificuldade de escoamento e manutenção das cotações.

Ananás

Ananás – Oferta suficiente importado da Costa Rica e menor para o nacional, de boa qualidade, procura média, sem dificuldade de escoamento, uma descida das cotações para o importado, mantendo-se estabilizadas para o nacional.

Anona – Oferta suficiente importada de Espanha, de boa qualidade, procura média, sem dificuldade de escoamento e manutenção das cotações.

Banana – Oferta suficiente para a proveniente da Madeira e para a importada da Colômbia e da Costa Rica, de boa qualidade, boa procura, sem dificuldade de escoamento e manutenção das cotações.

Castanha

Castanha – Oferta suficiente, de boa qualidade, procura média, sem dificuldade de escoamento e manutenção das cotações.

Clementina – Oferta suficiente para a nacional e para a importada de Espanha, de boa qualidade, procura média, sem dificuldade de escoamento e manutenção das cotações.

Dióspiro – Oferta suficiente para o nacional como para o importado de Espanha, de boa qualidade, procura média, sem dificuldade de escoamento e manutenção das cotações.

Kiwi – Oferta suficiente, de boa qualidade, procura média, sem dificuldade de escoamento e manutenção das cotações.

Citrinos

Laranja – Oferta suficiente da variedade Newhall, de boa e razoável qualidade, boa procura, sem grande dificuldade de escoamento e manutenção das cotações.

Limão – Oferta suficiente tanto para o nacional como para o importado de Espanha, de boa qualidade, boa procura, sem dificuldade de escoamento e descida das cotações.

Maçã – Oferta abundante, das variedades, Golden Delicious, Granny Smith, Red Delicious, Royal Gala e Reineta Parda, de boa qualidade, com a procura a não escoar todo o produto e manutenção das cotações.

Melão

Melão – Oferta suficiente importado do Brasil, de boa e razoável qualidade, boa procura, sem grande dificuldade de escoamento e manutenção das cotações.

Meloa Gália – Oferta suficiente importada do Brasil, de boa qualidade, procura média, sem dificuldade de escoamento e manutenção das cotações.

Morango

Morango – Oferta menor para o nacional e suficiente para o importado de Espanha, de boa e razoável qualidade, boa procura, sem grande dificuldade de escoamento e manutenção das cotações.

Pêra – Oferta suficiente, de boa e razoável qualidade, sem grande dificuldade de escoamento e manutenção das cotações.

Romã – Oferta suficiente importada de Espanha, de boa qualidade, procura média, sem dificuldade de escoamento e manutenção das cotações.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.