Início / Agricultura / Cotações – Frutos Frescos – Informação Semanal – 11 a 17 Julho 2016

Cotações – Frutos Frescos – Informação Semanal – 11 a 17 Julho 2016

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Como novidade apareceu a pêra das variedades “ Morettini” e “Perola” de origem nacional e ainda pêra “Limonera” e uva “branca” de Espanha.

Conjuntura Semanal – Frutos Frescos – Mercados de Produção

Abacate – No Algarve, a oferta de abacate “Hass e Bacon” foi baixa e a procura também. Escoamento regular. Produto de calibres médios. Cotações estáveis.

Cereja – Na área de mercado de Alfândega da Fé, o volume de transacções de cereja foi pouco significativo. Fim de campanha de produção e comercialização.

Na Região Centro, na área de mercado da Cova da Beira, as elevadas temperaturas aceleraram a maturação, provocando o fim da campanha . A oferta é quase toda das variedades “tardias”, comercializadas sem dificuldade, pela boa qualidade. Cotações sem alterações.

No Alentejo, na área de mercado de Portalegre, a oferta foi baixa e a procura média. Cotações estáveis. Escoamento regular.

Damasco – No Algarve, a oferta foi média/baixa e a procura também. Escoamento regular. Concorrência de produto espanhol em maior quantidade. Cotações estáveis.

Figo – No Algarve, a oferta de figo “lampo preto” foi baixa e a procura média/baixa. Escoamento regular. As cotações não se alteraram.

Framboesa – Na Região Centro, na área de mercado da Beira Litoral, a oferta foi alta e a procura média. Cotações estáveis.

Na Região de Lisboa e Vale do Tejo, na área de mercado da Península de Setúbal, registou-se uma subida ligeira das cotações. Toda a produção foi escoada, maioritariamente para exportação.

Na Região do Alentejo, na área de mercado de Odemira, a oferta continuou média/alta e equilibrada com a procura. Produto de excelente qualidade. Cotações estáveis.

Groselha – Na Região Centro, na área de mercado da Beira Litoral, a oferta da groselha foi baixa porque aproxima-se o fim da campanha. Cotações estáveis.

Kiwi – Na Região Norte, na área de mercado do Grande Porto, a oferta de kiwi apresentou-se média e equilibrou a procura. Boa qualidade e bom escoamento. Cotações estáveis. Saída de Kiwi para Espanha e concorrência de produto da Grécia e Itália.

Na Região Centro, na área de mercado da Beira Litoral, a oferta continuou equilibrada com a procura média. Cotações estáveis. Saída de produto para Espanha.

Laranja – No Algarve, a oferta de laranja da variedade “Valência Late” equilibrou a procura média/baixa. Escoamento regular. Cotações estáveis. Produto com qualidade e apresentação média.

Limão – Na Região Centro, na área de mercado de Montes da Senhora, a oferta manteve-se média/baixa e a procura média. Descida das cotações mínimas.

No Algarve, a oferta continuou equilibrada com a procura média/baixa. Boa qualidade e apresentação. Escoamento regular. Cotações estáveis.

Maçã – Na área de mercado da Guarda, a oferta foi média e a procura média/baixa. Cotações estáveis. Menor qualidade do produto.

Na área de mercado de Leiria, a oferta já foi reduzida. Aproxima-se o fim da campanha. Cotações estáveis.

Melancia – No Algarve, a oferta equilibrou a procura média/baixa. Escoamento regular. Cotações estáveis. Concorrência de produto espanhol.

Meloa – No Algarve, a oferta foi baixa e a procura média/baixa. Escoamento regular. Produto com qualidade média e tamanhos grados/médios e pequenos. Cotações estáveis.

Mirtilo – Na Região Centro, na área de mercado da Beira Litoral, a procura externa diminuiu porque alguns países da Europa Central iniciaram a produção de mirtilo. Esta situação provocou uma descida da cotação mais frequente.

Na área de mercado da Beira Interior, a oferta do mirtilo foi média/alta e a procura média. A procura externa registou uma quebra, devido ao inicio de produção de outros países como a França . Registou-se um ligeiro aumento da procura interna associada à chegada de turistas ao nosso país, que não deverá ser suficiente, para compensar a referida quebra na procura externa. A oferta manteve-se, precisamente por ficar no mercado interno muita da produção que deixou de ser exportada. Estas flutuações na oferta e na procura provocou uma ligeira quebra na cotação mais frequente.

Morango – Na Região Norte, na área de mercado de Macedo de Cavaleiros, o volume de transações foi inferior, devido às altas temperaturas. Oferta equilibrada com a procura média/baixa. Escoamento sem dificuldades. A comercialização efectuou-se nos moldes do ano anterior e através dos mercados regionais de Trás-os-Montes. As cotações não se alteraram.

Na Região Centro, na área de mercada do Litoral Centro, a oferta foi média/alta e a procura média. Subida das cotações mínimas no morango comercializado em caixa e cuvete e descida da máxima e da mais frequente do morango em cuvete. Saída de produto para Espanha.

No Alentejo, na área de mercado de Odemira, a oferta manteve-se média e a procura média/alta. Boa qualidade do produto. As cotações não se alteraram.

Nectarina – Na Região Centro, na área de mercado da Cova da Beira, a oferta aumentou mas não satisfez a procura que esteve média. A quantidade comercializada já justificou a recolha da cotação de todos os calibres, excepto as do AAA. Os valores enquadram-se nas expectativas dos produtores.

No Alentejo, na área de mercado de Campo Maior, a oferta e a procura apresentaram-se médias. Saída da produção para um entreposto na Estremadura espanhola. Cotações estáveis.

Pêssego – Na Região Norte, na área de mercado de Vilariça, o volume de transacções do pêssego de polpa amarela foi ligeiramente superior. O produto foi maioritariamente de calibre inferior e o escoamento efectuou-se sem dificuldades e nos moldes do ano anterior e apenas nos mercados regionais de Trás-os-Montes. Cotações estáveis. A campanha de produção/comercialização atrasou-se em mais de 20 dias, relativamente ao ano anterior

Na Região Centro, na área de mercado da Cova da Beira, as elevadas temperaturas, continuaram a acelerar a maturação, permitindo o aumento da oferta e assim equilibrá-la com a procura. Boa qualidade. A oferta equilibrou a procura, mas algumas cotações desvalorizaram.

No Algarve, a oferta foi baixa e equilibrou a procura . Escoamento regular. Cotações estáveis. Concorrência de produto espanhol.

Tangerina – No Algarve, terminou a campanha de comercialização da tangerina “Encore”.

Uva – No Algarve, a oferta de uva “Cardinal” foi média/baixa e equilibrou a procura. Descida das cotações. Produto de qualidade média.

cotaçoes frutos 17 julho 2016

Conjuntura Semanal – Frutos Frescos – Mercados Abastecedores

Nos Mercados Abastecedores registou-se um aumento do volume de oferta para a maioria dos frutos da época em comercialização, sendo de realçar a ameixa, cereja, melão, meloa, nectarina/pêssego e pêra. A procura incidiu, na banana, cereja, laranja, limão, maçã, melão, meloa, morango, nectarina/pêssego e pêra. Quanto aos produtos importados, verificou-se a presença de ananás, banana, cereja, lima, limão, maçã, manga, melão, meloa, nectarina/pêssego, pÊra, papaia e uva. Como novidade apareceu a pêra das variedades “ Morettini” e “Perola” de origem nacional e ainda pêra “Limonera” e uva “branca” de Espanha.

Ameixa – Oferta suficiente de ameixa nacional, das variedades “Goldan Japan”, “Red Beauty” e “tipo Black”. Frutos acondicionados em caixas de 10/12 kg. Procura média. Presença de ameixa “amarela” e “negra” de Espanha. Descida das cotações.

Ananás – Oferta suficiente de ananás oriundo da Costa Rica, de diversas imagens de marca e categorias. Boa procura. Manutenção das cotações.

Banana – Oferta abundante de banana “dólar”, de diversas origens e imagens de marca, acondicionada em caixas com 18 kg e suficiente para a banana da Madeira. Boa procura. Descida das cotações para a banana da Madeira e da Colômbia.

Cereja – Oferta suficiente de cereja nacional. Frutos acondicionados em caixas de 2kg e 5kg. Presença de cereja de Espanha. Boa procura. Oscilações das cotações para todo o produto.

Damasco – Os mercados foram assegurados na sua quase totalidade com produto proveniente de Espanha ( cat. I e II). Boa procura. Manutenção das cotações.

Figo – Oferta suficiente de figo de origem nacional, das variedades “Lampo Branco” e “Lampo Preto”. Produto oriundo de várias regiões. Boa procura, sem dificuldade de escoamento. Descida das cotações.

Kiwi – Oferta suficiente de Kiwi de origem nacional. Produto de boa qualidade de diversos calibres, acondicionados em caixas. Boa procura. Manutenção das cotações.

Laranja – Oferta considerável de laranja do Algarve da variedade “Valência Late”. Boa procura. Manutenção das cotações. Presença de laranja de Espanha e da África do Sul.

Lima – Oferta suficiente de lima proveniente do Brasil (avião). Frutos embalados em caixa de cartão de 4 kg, com diferentes imagens de marca. Procura normal. Manutenção das cotações.

Limão – Oferta suficiente de limão de origem nacional. Boa procura. Presença de limão de Espanha e da África do Sul. Subida das cotações para o produto nacional.

Maçã – Diminuição da oferta de maçã de origem nacional das variedades “Golden Delicious”, “Granny Smith”, “Red Delicious”, “Royal Gala” e “Reineta Parda”. Procura normal. Manutenção das cotações. Presença de maçã importada do Chile, Espanha e França.

Manga – Oferta suficiente de manga do Brasil (avião/barco). Frutos com boa apresentação, de diversas variedades, acondicionados em tabuleiro. Boa procura. Manutenção das cotações.

Melancia– Aumento gradual da oferta de melancia das variedades “Crimsonweet” e “Sugar Baby” de origem nacional. Presença de melancia de Espanha das mesmas variedades. Boa procura. Descida das cotações para todo o produto.

Meloa – Oferta abundante de meloa da variedade “Gália”, proveniente do Algarve. Frutos de calibre grado/médio, acondicionados em tabuleiro de 4/5 kg. Procura normal. Presença de meloa da variedade “Gália” de Espanha. Frutos de calibre médio/grado, acondicionados em caixas e tabuleiro. Descida das cotações.

Melão – Aumento da oferta de melão “Branco Espanhol” de origem nacional (Alentejo). Presença de melão espanhol, das variedades “Branco Espanhol” e “tipo Pele de Sapo”. Boa procura. Descida das cotações para todo o produto.

Morango – Oferta suficiente de morango nacional. Frutos com boa apresentação, de diversas variedades, acondicionados na sua quase totalidade em caixas de 5 kg. Boa procura. Manutenção das cotações.

Nectarina/Pêssego – Oferta suficiente de nectarina/pêssego de origem nacional (Algarve). Frutos de calibres “A” e “B”. Presença de produto espanhol das mesmas variedades e calibres. Boa procura. Manutenção das cotações.
Papaia – Oferta suficiente de papaia do Brasil. Frutos com boa apresentação, acondicionados em tabuleiro. Boa procura. Manutenção das cotações.

Pêra – Oferta suficiente de pêra das variedades “D.Joaquina”, “Lawson”, “Morettini” e “Perola”. Frutos com boa apresentação, acondicionados em caixas de 10/12 kg . Boa procura. Descida das cotações. Presença de pêra da variedade “Packam’s Triumph “ da Argentina e África do Sul.

Uva – Os mercados foram assegurados com uva das variedades “branca, com e s/grainha” e “preta” proveniente de Espanha. Procura normal. Descida das cotações para a uva “preta”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Hub Azul Açores deve integrar empreendedores açorianos em redes nacionais e internacionais

Partilhar              O Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional do Mar e das Pescas, em …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.