Início / Agricultura / Cotações – Frutos Frescos – Informação Semanal – 11 a 17 Dezembro 2017

Cotações – Frutos Frescos – Informação Semanal – 11 a 17 Dezembro 2017

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Mercados de produção

Abacate – No Algarve, a oferta de abacate “Bacon e Hass” aumentou e as cotações desceram, excepto a cotação mínima do “Tipo Hass” que se manteve. e satisfez a procura. Procura baixa. Escoamento regular.

Anona – No algarve, a oferta e a procura continuaram baixas. Escoamento fraco. Descida da cotação máxima.

Clementina – No Algarve, a oferta e a procura de clementina “Clemenruby”, diminuíram (média e baixa, respectivamente). Escoamento regular. Descida das cotações.

Dióspiro – No Algarve, a oferta de dióspiro “Tipo Mole e Tipo Rijo” continuou superior à procura baixa. Escoamento regular. Descida das cotações máximas. Concorrência de produto espanhol. Boa qualidade comercial.

Goiaba – No Algarve, a oferta e a procura foram baixas. Escoamento fraco. Descida da cotação máxima e mais frequente.

Framboesa

Framboesa – Na Região Centro, na área de mercado da Beira Litoral, a oferta regional foi fraca devido às baixas temperaturas. A procura melhorou devido à época natalícia. Escoamento fluido condicionado pela baixa produção. Cotações estáveis.

Na Região de Lisboa e Vale do Tejo, na área de mercado da Península de Setúbal, a produção no norte da Europa tem descido e a procura externa manteve-se alta. As cotações não se alteraram.

Na Região do Alentejo, na área de mercado de Odemira, a oferta continuou alta e a procura também. As cotações não se alteraram. Produto de excelente qualidade.

No Algarve, a oferta de framboesa de categoria I e II continuou inferior à procura alta. Cotações estáveis. Bom escoamento.

Kiwi – Na região Norte, na área de mercado de Grande Porto, a oferta continuou abundante e a procura alta. Escoamento sem dificuldades. Cotações estáveis. Saída de Kiwi para Espanha e concorrência de produto oriundo da Grécia.

Na Região Centro, na área de mercado da Beira Litoral, a campanha de comercialização iniciou-se na semana 46. Oferta abundante e procura animada. A procura externa foi alta porque a Itália (maior produtor europeu e nosso principal concorrente) teve uma forte quebra na produção. No mercado interno as vendas estão mais lentas, devido principalmente ao preço elevado deste produto. As cotações são idênticas ao final da campanha anterior.

Laranja – No Algarve, a oferta de laranja “Newhall” foi média e superior à procura. As cotações não se alteraram. Escoamento regular. Boa qualidade do produto.

Limão – Na Região Centro, na área de mercado de Montes da Senhora, a oferta continuou inferior à procura média. As cotações não se alteraram. No Algarve, a oferta aumentou e as cotações desceram. Procura baixa. Boa qualidade comercial.

Maçã

Maçã – Na Região Norte, na área de mercado de Carrazeda de Ansiães, o volume de transacções foi superior em 20% porque a oferta e a procura aumentaram devido à época natalícia. Cotações estáveis.

Na área de mercado do Douro Sul, esta semana foi caracterizada com uma redução de vendas. Ligeiras alterações nas cotações da maçã ” golden e reineta”. A oferta, alta, foi superior à procura ligeiramente alta. Maior procura pela variedade “Royal Gala”. As transacções de maçã estão a iniciar a normalidade para esta época do ano. Boa qualidade da maçã. Saída de produto para alguns países da Europa, África, Médio Oriente e América do Sul, principalmente as variedades Golden e Royal Gala.

Na Região Centro, na área de mercado da Guarda, a oferta de maçã “Royal Gala e Red Delicious”, foi média e a procura baixa. Cotações estáveis.

Na área de mercado da Cova da Beira, terminou a oferta da maça “Royal Gala”. A procura de maçã das outras variedades foi idêntica à registada na semana anterior e as cotações não se alteraram. Cotações estáveis.

Na área de mercado de Leiria, a oferta continuou muito alta em todas as variedades. Procura alta. Boa qualidade comercial. Cotações estáveis.

Na área de mercado de Viseu, a oferta foi ligeiramente alta e a procura normal para a época. Cotações estáveis.

No Alentejo, na área de mercado da Juromenha, a oferta manteve-se média e a procura baixa. Cotações estáveis. Mercado muito fraco.

Morango – No Alentejo, na área de mercado de Odemira, a procura foi muito superior à oferta ligeiramente baixa. Boa qualidade do produto. Cotações sem alterações.

No Algarve, a oferta e a procura ainda foram baixas. Produto de qualidade média e comercializado em cuvetes de 250 g. Escoamento fraco. Cotações estáveis.

Pêra

Pêra – Na Região Centro, na área de mercado de Leiria, a oferta manteve-se alta e a procura também. Cotações estáveis. Boa qualidade comercial. Saída de produto para o mercado externo (Brasil).

Na área de mercado da Cova da Beira, a campanha de comercialização da pêra decorre dentro das expectativas dos intervenientes nesta fileira. A oferta e a procura foram semelhantes ao registado na semana anterior. Cotações sem alterações.

Romã – No Algarve, a oferta equilibrou a procura baixa. Descida da cotação máxima. Escoamento regular.

Tangerina – No Algarve, a oferta de tangerina “Setubalense”, foi média e a procura baixa. Escoamento regular. Cotações estáveis. Início de campanha de produção e comercialização da tangerina “Clemenvilla/Nova”, com oferta média e procura baixa. Escoamento regular.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.