Cotações – Fruticultura – Informação Semanal – 20 a 26 de Outubro 2025

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Frutos Frescos

Mercados de produção

Em Trás-os-Montes, área de mercado Douro Sul, teve início a campanha de produção e comercialização da castanha, variedade “Martainha”. Estima-se que a produção de castanha seja muito inferior à do ano anterior, como consequência dos grandes incêndios ocorridos no Verão.

Na Beira Litoral, área de mercado Viseu, teve início a campanha de produção e comercialização da maçã “Bravo de Esmolfe”, “Fuji” e “Red Delicious”. Com a entrada de novas variedades em mercado, as cotações desceram para a “Golden Delicious” à saída de estação (SE) categoria I calibres 65-70 e 70-75 em 13% e 10% respectivamente, e “Royal Gala” SE categoria I calibre 65-70 em 11%.

No Ribatejo Oeste, área de mercado Península de Setúbal, verificou-se uma descida da cotação da framboesa SE categoria I cuvete 125g em 20%, devido a uma diminuição da procura.

No Alentejo, área de mercado Portalegre, teve início a campanha de produção e comercialização da castanha.

No Algarve, teve início a campanha de produção e comercialização do marmelo e do diospiro “Tipo Rijo”.

Mercados abastecedores

Mercado Abastecedor de Lisboa (MARL) – manteve-se bem abastecido na generalidade dos produtos cotados, de modo a garantir o seu normal abastecimento. Teve início a campanha de comercialização do diospiro “Tipo Mole”.

Terminou a campanha de comercialização da meloa “Gália”. Verificou-se uma subida das cotações da uva “Vitória” comercializada em caixa em 18%, melão “Branco Espanhol” tamanho grado comercializado em palote 13%, “Tipo pele de Sapo” médio palote e melancia “Sugar Baby” tamanho grado/médio palote 11%, devido a uma redução da oferta.

Quanto aos produtos importados, subida para a melancia “Sugar Baby” palote, melão “Branco Espanhol” palote e “Tipo Pele de Sapo” palote de Espanha. Descida para a manga I A (200-350) de Espanha.

Mercado Abastecedor do Porto (MAP) – manteve-se bem abastecido na generalidade dos produtos cotados de modo a garantir o seu normal funcionamento. Com uma procura que se manteve pouco animada, registou-se maior interesse por banana, castanha, diospiro, laranja, maçã, morango e pêra. Não se verificaram alterações significativas das cotações.

Quanto aos produtos importados, teve início a campanha de comercialização do abacate de Espanha. Terminou a campanha de comercialização do abacate de África do Sul e da ameixa amarela de Espanha. Subida para o melão “Tipo Pele de Sapo” palote de Espanha.

Mercado Abastecedor de Coimbra (MAC) – manteve-se bem abastecido na generalidade dos produtos cotados, de modo a garantir o seu normal abastecimento. Maior interesse por castanha, clementina, diospiro, laranja, maçã e pêra. Teve início a campanha de comercialização da laranja “Newhall” e da maçã “Starking”. Terminou a campanha de comercialização da uva “Moscatel”, “Red Globe” e “Vitória”.

Verificou-se uma subida da cotação da maçã “Jonagored” categoria II calibres >80 e 70-75, comercializada em caixa em 33% e 15% respectivamente, a procura por esta maçã aumentou e a oferta foi fraca. A cotação da ameixa “Rainha Cláudia” comercializada em caixa teve uma descida em 33%, devido a uma menor procura e produto de pior qualidade.

Descida também da cotação da clementina categoria II calibre 2 e 3 (54-69) comercializada em caixa em 41% e categoria II calibre 1 (63-74) caixa 24%, devido a um aumento da oferta com concorrência de produto de Espanha.

Quantos aos produtos importados, teve inicio a campanha de comercialização do melão em tabuleiro do Brasil e do melão “Tipo Pele de sapo” tabuleiro de Espanha. Terminou a campanha de comercialização da ameixa amarela, melão “Tipo Pele de Sapo” palote, nectarina “Pola Amarela” e “Polpa Branca” de Espanha. Subida para o pêssego “Polpa Amarela”, manga I B (351-550) de Espanha e uva “Branca” de Itália. Descida para a clementina categoria II calibre 1 (63-74), diospiro “Tipo Mole” e romã de Espanha.

Frutos Secos e Secados

Mercados de produção

Em Trás-os-Montes, área de mercado Douro, a campanha da amêndoa decorre a um ritmo favorável. Verificou-se um aumento das quantidades transaccionadas. A amêndoa tem concorrência de produto de outras regiões e de Espanha.

Na área de mercado Mirandela, teve início a campanha de comercialização do figo seco. Produto de boa qualidade.

Na Beira litoral, área de mercado Viseu, campanha de 2025 para a avelã arrancou com uma perspectiva mais favorável no que diz respeito à cotação do produto, reflexo directo da valorização do mercado internacional. Cotações estáveis.

Na Beira Interior, área de mercado Beira Interior, a campanha de produção e comercialização da avelã teve início  na semana 41. Neste momento, atendendo à idade jovem da maioria dos pomares, a produção é baixa sendo a procura média.

No Alentejo, na área de mercado Alentejo Litoral, foram feitos ajustamentos à cotação do pinhão, tendência de subida.

No Algarve, a alfarroba não teve alteração das cotações. A amêndoa tem concorrência de produto do Norte e do Alentejo, cotações estáveis.

Pode ler a análise completa do SIMA aqui.

Todas as cotações aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

CEBAL celebra Cultura Científica durante o mês de Novembro

Partilhar              O CEBAL — Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-alimentar do Alentejo, durante o mês de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.