Início / Agricultura / Cotações – Fruticultura – Informação Semanal – 1 a 7 Fevereiro 2016

Cotações – Fruticultura – Informação Semanal – 1 a 7 Fevereiro 2016

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Conjuntura Semanal – Mercados de Produção

Abacate – No Algarve, a oferta de abacate “Hass, Bacon e Reed” foi baixa e a procura também. Escoamento fraco. Produto de calibres pequenos. Descida da cotação máxima.

Clementina – No Algarve, a oferta e a procura de clementina “Oronulos” mantiveram-se baixas. Cotações estáveis. Escoamento fraco. Produto com qualidade média e de calibre 2 e 3.

Framboesa – Na Região de Lisboa e Vale do Tejo, na área de mercado da Península de Setúbal, a oferta continuou a diminuir. Subida da cotação máxima.
Na Região do Alentejo, na área de mercado de Odemira, a oferta continuou média/alta e equilibrada com a procura. Produto de excelente qualidade. Nova descida das cotações.
No Algarve, a oferta foi baixa e a procura média/alta. Bom escoamento. Produto de categoria I para exportação e categoria II para o mercado nacional. Descida das cotações para a framboesa de categoria I.

Kiwi – Na Região Norte, na área de mercado do Grande Porto, a oferta de kiwi manteve-se abundante e continuou equilibrada com a procura. Boa qualidade e bom escoamento. Cotações estáveis. Saída de Kiwi para Espanha e concorrência de produto da Grécia e Itália.
Na Região Centro, na área de mercado da Beira Litoral, a procura foi alta e equilibrou a oferta. Cotações estáveis. Saída de produto para Espanha.

Laranja – No Alentejo, na área de mercado da Vidigueira, a relação entre a oferta e a procura continuou equilibrada e média. Boa qualidade do produto. Cotações estáveis.
No Algarve, a oferta de laranja “Newhall” manteve-se média e a procura média/baixa. Escoamento regular. Descida das cotações.

Limão – Na Região Centro, na área de mercado de Montes da Senhora, a oferta manteve-se equilibrada com a procura média. Cotações estáveis.
No Algarve, a oferta foi média/baixa e a procura baixa. Boa qualidade e apresentação. Escoamento regular. Descida das cotações.

Maçã – Na Região Norte, na área de mercado de Carrazeda de Ansiães, a oferta, média/alta, continuou superior à procura média. Volume de transacções idêntico à semana anterior. Algumas dificuldades de escoamento, principalmente na maçã com calibres inferiores a 70-75mm. Cotações estáveis. Concorrência de produto estrangeiro.
Na área de mercado de Douro Sul, registou-se uma redução de vendas em relação à semana anterior. A oferta, média, equilibrou a procura. Cotações sem alterações. Continuaram as promoções nas grandes superfícies. Presença de maçã estrangeira.
Na Região Centro, na área de mercado de Viseu, a oferta manteve-se média/alta e a procura média/baixa. Cotações estáveis.
Na área de mercado da Guarda, a oferta foi média e a procura média/baixa. Cotações estáveis. Menor qualidade do produto.
Na área de mercado da Cova da Beira, a campanha da variedade “Bravo de Esmolfe” está na fase final. A procura da variedade “Star king (Red Delicious)” continuou fraca, provocando a queda da cotação máxima de todos os calibres. Na variedade “Royal Gala” a procura excedeu as expectativas e proporcionou a subida da cotação máxima de todos os calibres. A procura da variedade “Golden” não se alterou e as cotações mantiveram-se estáveis. Parte significativa da produção dos calibres mais pequenos, de todas as variedades, menos a da “Bravo” continuou a ser comercializada para as Grandes Superfícies, já embalada em sacos de plástico, com aproximadamente 1,5 kg.
Na área de mercado de Leiria, as cotações mantiveram-se estáveis. Oferta média/alta e procura média. Boa qualidade. Continuou a entrega de maçã com menos qualidade para a indústria.

Morango – No Alentejo, na área de mercado de Odemira, a oferta manteve-se muito baixa e a procura média/alta. Cotações estáveis. Boa qualidade do produto.
No Algarve, a oferta, média/baixa, equilibrou a procura. Escoamento normal. Descida das cotações.

Pêra – Na área de mercado de Leiria, a oferta continuou equilibrada com a procura, média/baixa. Descida dos stocks da pêra. Manteve-se a entrega de pêra com menos qualidade, para a indústria. Subida das cotações da pêra de calibre 60-65 e 65-70 cm.
Na Região de Lisboa e Vale do Tejo, na área de mercado do Oeste, continuou a decorrer a campanha da pêra.

Tangerina – No Algarve, a oferta de tangerina “Setubalense” foi média e a procura baixa. Escoamento fraco. Descida das cotações. A oferta das variedades Clemenvilla/Nova e Encore” foi suficiente para a procura média. Escoamento regular. Cotações estáveis.

Cotações frutas 01 fev 2016

Agricultura e Mar actual

 
       
   
 

Verifique também

Póvoa de Varzim recebe Seminário “Florestas e Clima” a 7 de Novembro

Partilhar              O Seminário “Florestas e Clima” realiza-se no próximo dia 7 de Novembro, a partir das …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.