Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas
Mercados de produção
Na Beira Litoral, área de mercado Beira Litoral, verificou-se uma subida da cotação da aspidistra em 20%, devido à melhor qualidade do produto. Um aumento da oferta desvalorizou as cotações da gerbera grande em 17%, lilium “Imperial” médio 16% e grande 13%.
Na região Oeste, área de mercado Península de Setúbal, verificou-se uma descida das cotações da gerbera grande em 20%, “Mini” grande 13% e frésia 14%, devido a uma diminuição da procura.

Mercados abastecedores
Mercado Abastecedor de Lisboa – manteve-se bem abastecido na generalidade dos produtos cotados de modo a garantir o seu normal abastecimento. Maior interesse por antúrio, cravo, crisântemo, gerbera, gladíolo, orquídea, rosas e vários tipos de folhagem. As cotações tiveram uma descida para a gerbera grande em 25%, “Mini” grande 13% e cravo “Tipo Americano” 18%, devido a uma menor procura e aumento da oferta. Quanto aos produtos importados não se verificaram alterações.
Mercado Abastecedor de Flores do Porto (Mercoflores) – manteve-se bem abastecido na generalidade dos produtos cotados de modo a garantir o seu normal abastecimento. Maior interesse por antúrio, cravo, gerbera e rosas, além das diversas folhagens. As cotações não tiveram alteração. Quanto aos produtos importados não se verificaram alterações.
Pode ler a análise completa do SIMA aqui.
Todas as cotações aqui.
Agricultura e Mar
AGRICULTURA E MAR Revista do mundo rural e da economia do mar
