Início / Agricultura / Cotações – Cereais – Informação Semanal – 23 a 29 Maio 2022

Cotações – Cereais – Informação Semanal – 23 a 29 Maio 2022

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Cereais importados

No sector dos cereais, Portugal apresenta uma grande dependência externa, as exportações registam valores inferiores aos das importações, quer em valor quer em quantidade.

Os principais portos de entrada de cereais no país são Lisboa, Aveiro e Leixões. A França, a Espanha e o Brasil são os países origem das maiores importações de Portugal, quer em quantidade, quer em valor monetário.

De referir que devido à conjuntura actual, a suspensão das importações directas de trigo da Ucrânia e da Rússia não afectará a cadeia de abastecimento nacional.

No quadro seguinte são apresentadas as cotações dos cereais importados na semana em análise, que representam a média de preços do cereal descarregado ponderados pelo respectivo volume.

Em relação à semana anterior, verificou-se uma descida em todas as cotações:

A importância da Rússia e da Ucrânia na produção de cereais aliada à recente instabilidade política reflectiu-se nos mercados mundiais de bens agrícolas principalmente a partir da semana 8.

Na semana em análise, a cotação do trigo panificável no porto de Rouen – França, um dos principais portos europeus em transacções de cereais, atingiu o máximo histórico de 438 €/t.

Comércio internacional

Comparando o saldo comercial português no período Janeiro a Fevereiro de 2022 com o mesmo período do ano anterior, em volume, no nosso país o déficit de cereais aumentou cerca de 26% a nível mundial.

Todas as cotações aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.