Início / Agricultura / Cotações – Cereais – Informação Semanal – 16 a 22 Maio 2022

Cotações – Cereais – Informação Semanal – 16 a 22 Maio 2022

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Cereais importados

O saldo comercial e o saldo em volume do mercado do sector de cereais é negativo, ou seja, Portugal é um país importador de cereais e os principais portos de entrada são Lisboa, Aveiro e Leixões.

A França, a Espanha e o Brasil são os países origem das maiores importações de Portugal, quer em quantidade, quer em valor monetário. De referir que devido à conjuntura actual, a suspensão das importações directas de trigo da Ucrânia e da Rússia não afectará a cadeia de abastecimento nacional.

No quadro seguinte são apresentadas as cotações dos cereais importados na semana em análise, que representam a média de preços do cereal descarregado ponderados pelo respectivo volume.

Em relação à semana anterior, verificou-se uma descida de todas as cotações excepto no caso da cevada forrageira:

A importância da Rússia e da Ucrânia na produção de cereais aliada à recente instabilidade política reflectiu-se nos mercados mundiais de bens agrícolas principalmente a partir da semana 8.

O preço de exportação do trigo panificável no porto de Hamburgo – Alemanha, atingiu máximos históricos de 425 €/t na semana 11 e 420 €/t na semana 13 e 17.

Comércio internacional

Comparando o saldo comercial português no período Janeiro a Fevereiro de 2022 com o mesmo período do ano anterior, em volume, no nosso país o déficit de cereais aumentou cerca de 26% a nível mundial.

Todas as cotações aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Cotações – Cereais – Informação Semanal – 13 a 19 Junho 2022

Partilhar              Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Cereais Outono-Inverno Esta semana foi dada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.