Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas
Azeite
Prosseguiu a campanha de comercialização de azeite 2024/25 nas áreas de mercado Alentejo, Ribatejo, Beira Interior, Beira Litoral e Trás-os-Montes com descida da cotação de azeite virgem engarrafado (0,20 €).
Na área de mercado de Trás-os-Montes, as quantidades de azeite embalado e a granel transaccionadas subiram consideravelmente e continua a verificar-se oferta de azeite espanhol a granel.
O mercado apresenta uma oferta de média a alta, para uma procura de baixa a média, com excepção das áreas de mercado da Beira Interior e da Beira Litoral, que apresentam uma oferta de baixa a média.
Nesta campanha, o azeite caracteriza-se como médio a bom em relação à sua qualidade. De acordo com as últimas estimativas do INE, perspectiva-se um aumento na produção de azeite em 10%, em relação à campanha anterior, atingindo cerca de 177 000 toneladas.

Azeite
Comércio internacional
Comparando o período de Janeiro a Março de 2025 com o período homólogo de 2024, verificou-se que o saldo comercial português neste sector continuou a apresentar superavit, cerca 168 milhões de euros, no entanto diminuiu (-19%).
De acordo com os últimos dados divulgados pelo INE sobre o comércio internacional, este em volume aumentou 34% (cerca de 8,5 mil toneladas) comparando os dois períodos.
Em termos de quantidades transaccionadas em 2024, a maior parte das exportações do azeite nacional teve como destino a Espanha (37%), a França e os EUA ocupam o 2º e 3º lugar, respectivamente, e o 4º destino foi a o Reino Unido (não incluindo a Irlanda do Norte).
Pode ler a análise completa do SIMA aqui.
Todas as cotações aqui.
Agricultura e Mar
AGRICULTURA E MAR Revista do mundo rural e da economia do mar
