Cotações – Azeite – Informação Semanal – 13 a 19 Fevereiro 2023

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Azeite

Prosseguiu a campanha de comercialização de Azeite 2022/ 23 nas áreas de mercado Alentejo Sul, Alentejo Central, Alentejo Norte, Ribatejo, Beira Litoral, Beira Interior e Trás-os-Montes.

O produto classifica-se como bom em relação à qualidade, excepto nos mercados da Beira Litoral e da Beira Interior que apresentam qualidade média devido a problemas fitossanitários (mosca e gafa).

Na actual campanha têm-se registado cotações superiores às verificadas na campanha anterior e à média do triénio 2020-2022, especialmente no caso do azeite virgem extra a granel.

As previsões do INE determinam uma quebra de produção considerável, como consequência da conjugação de um ano de contra-safra com factores meteorológicos adversos, nomeadamente a seca extrema e as altas temperaturas, agravada pelos ataques da mosca da azeitona e de gafa, consequência da ausência de tratamentos.

Comércio internacional

Comparando o ano de 2022 com o ano anterior, verifica-se que o Saldo comercial português aumentou, continuando Portugal a apresentar superavit neste sector. De acordo com os últimos dados divulgados pelo INE sobre o comércio internacional, este aumentou cerca de 170 milhões de euros comparando os últimos dois anos.

Todas as cotações aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.