Início / Agricultura / Cotações – Azeite – Informação Semanal – 1 a 7 Julho 2024

Cotações – Azeite – Informação Semanal – 1 a 7 Julho 2024

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Azeite

Prosseguiu a campanha de comercialização de azeite 2023/24 nas áreas de comercialização do Alentejo, Ribatejo, Beira Litoral, Beira Interior e Trás-os-Montes.

Nesta campanha, o azeite caracteriza-se como bom a excelente em relação à sua qualidade, no entanto devido às condições meteorológicas ocorridas, que contribuíram para o aumento do teor de humidade das azeitonas e maior dificuldade na extracção do azeite, resultou um menor rendimento e uma maior acidez em comparação com a anterior campanha.

As estimativas do INE prevêem uma produção de cerca de 157 600 toneladas, que corresponde a uma subida de 25% em relação à campanha anterior, tornando-se a segunda melhor produção olivícola de sempre.

A diminuição da produção mundial de azeite registada nos 2 últimos anos, devido principalmente ao decréscimo em Espanha, o maior produtor mundial, reflectiu-se no preço do azeite a granel em Portugal.

Comércio internacional

Comparando o período de Janeiro a Abril do corrente ano com o de 2023, verifica-se que o saldo comercial português aumentou (137%), continuando a apresentar superavit neste sector (cerca de 153 mil euros).

De acordo com os últimos dados divulgados pelo INE sobre o comércio internacional, este em volume aumentou 63% (cerca de 12 mil toneladas) comparando os dois períodos.

Em 2023, a maior parte das exportações do azeite nacional teve como destino a Espanha (54%), o Brasil e a Itália mantiveram o 2º e 3º lugar, respectivamente, e o 4º destino foi a França que ultrapassou os EUA, comparando com o ano 2022.

Pode ler a análise completa do SIMA aqui.

Todas as cotações aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Tem porcos? Declaração obrigatória de existências tem de ser feita até 31 de Agosto de 2024

Partilhar              A DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária informa que no mês de Agosto de 2024, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.