Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas
Azeite
Continuação da campanha de comercialização de azeite 2024/25 nas áreas de mercado Ribatejo e Trás-os-Montes, com manutenção das cotações médias ponderadas.
Na área de mercado de Trás-os-Montes, as quantidades de azeite transaccionadas foram inferiores e continua a existir concorrência de azeite a granel importado de Espanha.
Nesta campanha, o azeite caracteriza-se como médio a bom em relação à sua qualidade.
De acordo com as últimas estimativas do INE, perspectiva-se um aumento na produção de azeite em 12%, em relação à campanha anterior, atingindo cerca de 179 000 toneladas.

Azeitona de Mesa
Continuação da campanha de comercialização de azeitona de mesa nas áreas de mercado do Algarve, Elvas e Moura.
Nas áreas de comercialização do Alentejo, a procura foi média para uma oferta de baixa a média e a qualidade da azeitona caracteriza-se como boa.
No Algarve, a azeitona também se apresenta boa e o seu escoamento é regular.
Segundo as últimas estimativas do INE, perspectiva-se uma diminuição na produção de azeitona de mesa em 5%, em relação à campanha anterior.

Azeite
Comércio internacional
Comparando o período de janeiro a agosto de 2025 com o período homólogo de 2024, verificou-se que o saldo comercial português neste sector continuou a apresentar superavit, cerca 322 milhões de euros, no entanto diminuiu (-42%).
De acordo com os últimos dados divulgados pelo INE sobre o comércio internacional, este em volume diminuiu 7% (cerca de 4,6 mil toneladas), comparando os dois períodos.
Em termos de quantidades transaccionadas em 2024, a maior parte das exportações do azeite nacional teve como destino a Espanha (56%), o Brasil e a Itália ocupam o 2º e 3º lugar, respectivamente, e o 4º destino foi a França.
Pode ler a análise completa do SIMA aqui.
Todas as cotações aqui.
Agricultura e Mar
AGRICULTURA E MAR Revista do mundo rural e da economia do mar

