Cotações – Azeite e Azeitona – Informação Semanal – 26 Janeiro a 1 Fevereiro 2026

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Azeite

Prosseguiu a campanha de comercialização de azeite 2025/2026 nas áreas de mercado Alentejo, Ribatejo, Beira Interior e Trás-os-Montes com estabilidade das cotações médias ponderadas.

Na Beira Interior, as existências provenientes da campanha anterior continuam a condicionar o escoamento do produto.

Em Trás-os-Montes, as quantidades transaccionadas foram semelhantes à semana anterior e verificou-se concorrência de azeite importado. Paralelamente, verifica-se uma redução da produção em carca de 30% nesta campanha, associada aos incêndios ocorridos durante o Verão e às condições meteorológicas desfavoráveis.

Em relação à qualidade, o azeite caracteriza-se como bom, em todas as regiões.

De acordo com as previsões do INE, perspectiva-se uma quebra na produtividade em cerca de 20%, em relação à campanha anterior, resultante das condições meteorológicas adversas ocorridas durante a fase de floração, bem como da destruição de áreas significativas de olival provocada pelos incêndios que deflagraram no passado Verão.

Azeitona para azeite

Terminou a campanha de comercialização da azeitona destinada à produção de azeite na área de mercado de Trás-os-Montes, não se verificando transações na semana em análise.

A azeitona apresenta boa qualidade, no entanto, em consequência das ondas de calor e da seca extrema ocorridas durante o verão em Trás-os-Montes, estima-se que a produção regional seja inferior em cerca de 30% a 35% face à campanha anterior.

De acordo com as estimativas mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE), prevê-se uma redução de 20% na produção nacional de azeitona para azeite em relação à campanha precedente.

Azeite

Comércio internacional

Comparando o período de Janeiro a Novembro de 2025 com o período homólogo de 2024, constata-se que o saldo comercial português neste sector se manteve positivo, registando um superavit de cerca de 475 milhões de euros, embora tenha verificado uma redução de 44%.

De acordo com os dados mais recentes divulgados pelo INE relativos ao comércio internacional, o volume transaccionado diminuiu 20%, o que corresponde a cerca de 24 mil toneladas, quando comparados os dois períodos.

No que respeita às quantidades transaccionadas em 2024, a principal parcela das exportações de azeite nacional teve como destino Espanha (56%), seguindo-se Brasil e Itália, que ocuparam o segundo e terceiro lugares, respetivamente. A França posicionou-se como o quarto principal destino.

Pode ler a análise completa do SIMA aqui.

Todas as cotações aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Projecto H2OEfficient realiza Dia de Campo sobre gestão de água na cultura do abacate

Partilhar              Os parceiros do projecto H2OEfficient realizam, no próximo dia16 de Junho, a partir das 10 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.