Início / Agricultura / Cotações – Azeite e Azeitona – Informação Semanal – 2 a 8 Janeiro 2023

Cotações – Azeite e Azeitona – Informação Semanal – 2 a 8 Janeiro 2023

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Azeite

Iniciou a campanha de comercialização de Azeite 2022/ 23 na área de mercado Alentejo Central e prosseguiu nas áreas de mercado Alentejo Norte, Ribatejo e Beira Litoral. O produto classifica-se como bom em relação à qualidade, excepto no mercado Beira Litoral que apresenta qualidade média. Nesta área de comercialização, a oferta continua baixa e a procura diminuiu.

Nas áreas de mercado do Alentejo registaram-se cotações superiores às verificadas na campanha anterior. No Ribatejo destaca-se a diminuição acentuada da procura, sendo uma situação regular nesta altura do ano.

Azeitona de mesa

Na semana em análise, termina a campanha de comercialização de azeitona de mesa 2022/23.

Na área de mercado de Freixo de Espada à Cinta, onde o mercado apresentou uma oferta baixa para uma procura média a alta, a azeitona de mesa foi classificada como boa em termos de qualidade com calibre grado, mas a quantidade foi baixa.

Observa-se elevadas perdas de produção devido ao ano contrassafra, às condições meteorológicas adversas e problemas fitossanitários (ataque tardio e intenso de mosca da azeitona). Nesta área de mercado, o modo de produção foi 70% biológico, 25% integrado e 5% convencional.

Azeitona para azeite

Prosseguiu a campanha de comercialização da azeitona para azeite nas áreas de mercado Alentejo Sul, Alentejo Central, Alentejo Norte e Trás-os-Montes.

Nas áreas de mercado do Alentejo, a oferta é média e muito inferior à da campanha anterior para uma procura alta, enquanto em Trás-os-Montes, a oferta apresentou-se baixa para uma procura alta. Neste mercado de comercialização, o volume de transacções continuou a diminuir e devido à precipitação ocorrida, os terrenos encharcados não permitem o acesso nem de máquinas nem de pessoas aos terrenos.

Na semana em análise alguns lagares fecharam por falta de matéria-prima.

Em todas as áreas de comercialização, o produto é classificado como bom em relação à qualidade, excepto no mercado de Trás-os-Montes, e o INE prevê uma quebra de produção nacional significativa, em relação à campanha anterior, na ordem dos 35%.

Comércio internacional

Comparando o período Janeiro a Outubro das últimas duas campanhas, verifica-se que o Saldo comercial português  aumentou, continuando Portugal a apresentar superavit neste sector. De acordo com os últimos dados divulgados pelo INE sobre o comércio internacional, este aumentou cerca de 185 milhões de euros comparando os dois períodos homólogos.

Todas as cotações aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Estremoz recebe congresso internacional sobre a viticultura romana e inovação

Partilhar              O congresso internacional “Criando narrativas para a viticultura romana: Arqueologia, património, inovação e transferência de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.